Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Jornada da Educação e Utopia vai até sexta-feira

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 13 de junho de 2016 - 11:00

Um vídeo sobre o educador Darcy Ribeiro, idealizador dos Cieps e da Educação Integral no país, abriu o primeiro dia da Jornada Educação e Utopia, realizada pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Executiva de Políticas Sociais, em parceria com a pasta de Educação, na Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã. Aberta ao público, a jornada, que vai até sexta-feira em outras escolas do município, é um dos eventos preparatórios para o Festival Internacional da Utopia, que acontecerá em Maricá, de 22 a 26 deste mês.

A palestrante convidada da noite, educadora Lia Faria, parabenizou o município pela iniciativa do evento. “Mesmo em uma noite chuvosa e fria como esta, gripada, não poderia deixar de vir e ver o interesse de brasileiros como vocês, atentos à informação e à possibilidade de mudança”, frisou. A palestrante explanou sobre educação, ética e valores republicanos. “Como assistimos no vídeo, Darcy era um apaixonado pelo povo brasileiro, sua diversidade e complexidade. Foi antropólogo, professor, ministro da Educação, senador, mas essencialmente um educador com visão do futuro. Ele dizia também que a educação pública foi a maior conquista de todos os tempos”, adiantou.

Segundo a palestrante, a convivência de Darcy Ribeiro com o professor Anísio Teixeira, idealizador do movimento Escola Nova, sua militância na política e os 40 anos de convivência com os índios (foi criador do Parque Nacional do Xingu), confirmaram sua convicção sobre a necessidade de uma educação integral sob todos os aspectos.

Lia Faria prosseguiu falando de Darcy. “Ele dizia: nunca tinha visto um casal índio batendo em um filho. Cada criança da aldeia é responsabilidade de todos, e eles ensinam seus filhos a se educarem para a vida, sem egoísmos ou violência”, acrescentou.

Matérias Relacionadas