Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Começa o planejamento do plano de reabertura de canal na orla

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 01 de fevereiro de 2016 - 08:48

Homens e máquinas começaram a nivelar o trecho de areia

Foto: Divulgação

Foi iniciado ontem, um trabalho preventivo que vai possibilitar a eventual abertura de um canal ligando o mar à lagoa, na altura da ponte da Barra de Maricá. Homens e máquinas começaram a nivelar o trecho de areia até uma altura de dois metros do nível de água da lagoa. O trecho marcado terá 20 metros de largura e, em caso de uma subida repentina em razão de chuva forte, ele será aberto para o escoamento do fluxo, o que ocorrerá somente se a altura da lâmina d’água ficar entre 50 e 60 centímetros.

Atualmente, a altura é de 35 centímetros, nível considerado seguro.

A autorização para a movimentação de areia na Barra de Maricá, que vai se estender ao longo do fim de semana, foi concedida através de um ofício assinado pelo vice-presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), José Maria de Mesquita Júnior, e enviado na última quarta-feira (27) ao secretário adjunto de Meio Ambiente do município, Guilherme Mota.

Ele acompanhou o início da operação ao lado do também secretário adjunto Marcos Câmara (Obras) e do engenheiro da Diretoria de Recuperação Ambiental do órgão estadual, Ricardo Ferreira. O local escolhido para a possível abertura foi o mesmo onde ela já havia sido feita de forma emergencial em 2010, também em razão de fortes chuvas.

“Com esse trabalho, estamos dando uma resposta à população que sempre fica temerosa por enchentes no entorno da lagoa. Temos que agradecer ao INEA por ter atendido nossa solicitação e nos dado o apoio necessário”, afirmou Guilherme.

Matérias Relacionadas