Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Moradores cuidam de rua e bueiros para evitar enchente

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de junho de 2017 - 08:40
 João Nascimento disse que tem que desobstruir os bueiros para não ter casa invadida por água
João Nascimento disse que tem que desobstruir os bueiros para não ter casa invadida por água -

``Por Cyntia Fonseca

A Rua Samuel Garcia ou Rua 9, como é mais conhecida, faz a divisa entre os bairros Novo Horizonte e Cidades de Salém, em Itaboraí. Mas ela não é a única coisa em comum entre os bairros. Há décadas sem receber atenção do governo municipal, a rua tornou-se também uma “divisa de problemas” para os moradores, especialmente após as chuvas.

Sem calçamento e saneamento básico, os próprios moradores colocam, literalmente, a mão na massa - ou na lama - para desentupir as saídas de esgoto e evitar enchentes nas casas. “É uma luta diária nossa. Moro aqui, há quase 30 anos, e nunca mudou. Ou fazemos isso ou entope tudo. E se entupir, já era, porque aqui enche tudo. Na minha casa mesmo, precisei aumentar o nível da barreira e do muro em três tijolos”, contou o fotógrafo João Nascimento, de 76 anos, que retirava a lama da rua com pás.

E os problemas não param por aí. Segundo o morador, o abastecimento de água segue irregular há dias. “Para morar aqui, tem que ter poço artesiano. Estamos há quatro dias sem água e ninguém dá uma solução”, completou.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Itaboraí informou que realiza mutirões de limpeza, patrolamento, tapa buraco, dragagem de rios e manutenção de rede de esgoto e de água em diversos bairros e que o Jardim Floresta já está inserido no cronograma, que visa proporcionar aos moradores melhores condições do que as de hoje.

Matérias Relacionadas