Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Frota de transporte escolar é vistoriada no município

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de março de 2017 - 13:00
Dos nove veículos que passaram pela vistoria, sete foram aprovados e dois estão com pendências
Dos nove veículos que passaram pela vistoria, sete foram aprovados e dois estão com pendências -

A Secretaria Municipal de Transportes realizou a vistoria dos transportes escolares da cidade. Foram verificados parte elétrica, equipamentos obrigatórios, padronização e itens de segurança. Ao todo, nove veículos passaram pelo procedimento e sete foram aprovados, recebendo o selo e certificado de vistoria, atestando que o veículo está legalizado e liberado para fazer esse tipo de função. Outros dois veículos estão com pendências e irão se regularizar para realizar nova vistoria.

“Além das vistorias, nós vamos realizar a fiscalização nas ruas para averiguar realmente os transporte irregulares na cidade. Estamos dando a oportunidade para que todos possam se regularizar e trabalhar de forma digna. O intuito é trazer para a nossa cidade um serviço de qualidade, principalmente a integridade das crianças”, disse o secretário municipal de Transportes, Luiz Henrique Gonçalves.

Para a motorista de transporte escolar Angélica Alves de Carvalho, a vistoria é importante para atestar se o veículo está em perfeitas condições de uso para a função de transporte escolar, além de oferecer segurança aos alunos, pais, escola e os próprios condutores e proprietários do transporte escolar.

“Nós, com o selo municipal de vistoria da secretaria de Transportes afixado no veículo, somos reconhecidos por ser um transporte legalizado. Então, é uma credibilidade maior para os pais. Quero parabenizar a Prefeitura de Itaboraí por esta oportunidade dada ao trabalhador e para aqueles que querem ser incluídos no transporte escolar”, elogiou Angélica.

Ainda segundo o secretário, uma equipe da secretaria irá promover nas escolas, palestras, orientações e reuniões com pais e responsáveis de alunos. O objetivo é mostrar a importância de ter seus filhos em transporte legalizado, oferecendo mais conforto, tranquilidade e segurança.

Processo necessário para a regularização

Os condutores de transporte escolar que querem se legalizar devem procurar a Secretaria Municipal de Fazenda e abrir um processo de autorização de tráfego. Após a análise e aprovação dos documentos, o motorista será encaminhado para a Secretaria Municipal de Transportes, que agenda a vistoria. A Secretaria Municipal de Fazenda fica na Rua Fidélis Alves, 101, Centro, Itaboraí, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Os documentos necessários (originais e cópias) para a abertura do processo são:

Identidade;

CPF;

Comprovante de residência (até os últimos três meses);

Habilitação (categorias D ou E);

Certidão negativa de débitos municipais;

Título eleitoral;

Certidão negativa do registro de distribuição civil e criminal;

Nada consta do Detran-RJ;

Inscrição como motorista autônomo emitida pela Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) ou alvará (MEI);

Ter concluído o curso específico de condutores de transporte escolar;

Duas fotos 3×4 coloridas em fundo branco, com data não superior a seis meses;

Certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV) do carro;

Certificado de vistoria veicular se o carro tiver GNV.

Matérias Relacionadas