Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Itaprevi faz palestra sobre tabagismo para associados

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de fevereiro de 2017 - 15:00
Júlia Costa falou sobre os riscos que o cigarro causa à saúde e os benefícios ao deixar de fumar
Júlia Costa falou sobre os riscos que o cigarro causa à saúde e os benefícios ao deixar de fumar -

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí (Itaprevi), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo ofereceu, ontem, a palestra “Parar de fumar é possível”. O encontro fez parte do tradicional café da manhã, oferecido aos aposentados e pensionistas do instituto através do Programa Maturidade Saudável.

A psicóloga e coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Júlia Costa, falou sobre os riscos que o cigarro causa à saúde e os benefícios ao deixar de fumar. A lista de males é extensa e assusta. Por isso, quanto mais cedo o tabagismo for abandonado, maior o ganho de saúde.

“Nós sabemos que é difícil deixar de fumar, mas não é impossível. Quero que sintam-se à vontade para nos visitar e participar do Programa de Controle do Tabagismo. Temos muitos casos de pessoas que tiveram dificuldades de largar o vício e que hoje não são mais fumantes. Além de melhorar a saúde, o paciente melhora a capacidade de sentir cheiro e sabor, o convívio com familiares e amigos, a questão financeira, dentre outros benefícios”, ressaltou Júlia.

A presidente do Itaprevi, Andréia Daumas, agradeceu a presença de todos e a parceria com a Secretaria de Saúde. “O cigarro é algo que afeta muitas pessoas, as que fumam e as que convivem com fumantes. Repassem as informações obtidas nesta palestra para seus familiares e amigos para que busquem ajuda. O Programa de Tabagismo do município é gratuito e conta com profissionais qualificados”, disse Andréia.

Com um aparelho portátil, o oxímetro, a enfermeira do programa, Márcia Helena dos Santos aferiu a oxigenação do sangue e frequência cardíaca dos aposentados e pensionistas. O aposentado Gilson da Costa, de 62 anos, realizou o procedimento e ficou feliz com o resultado. “Eu nunca coloquei um cigarro na boca e, lá em casa, também não há ninguém que fuma. Estou com a saúde em dia, graças a Deus”, disse o aposentado.

Os interessados em abandonar o vício do cigarro devem morar em Itaboraí e comparecer, pessoalmente, ao Programa Municipal de Controle do Tabagismo, que fica na Avenida Hermínio Moreira, s/nº, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Matérias Relacionadas