Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Posto de saúde agenda para vacinação da febre amarela

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de fevereiro de 2017 - 10:00
Só deve procurar a vacinação quem vai viajar para locais com casos da doença, como Minas Gerais
Só deve procurar a vacinação quem vai viajar para locais com casos da doença, como Minas Gerais -

Após o pior surto de febre amarela, ocorrida nos últimos meses no Brasil, principalmente em Minas Gerais, estado onde foram registrados mais casos da doença, o número de pessoas que procura o Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro de Itaboraí, aumentou consideravelmente.

Segundo a coordenadora de Imunobiológicos, Norma Sueli de Oliveira, a vacina contra a febre amarela faz parte do calendário básico de vacinas nas áreas recomendadas pelo Ministério da Saúde, áreas consideradas de risco (endêmicas) e deve ser aplicada dos nove meses de vida até 59 anos.

“A recomendação de vacina neste momento é para pessoas que irão viajar para áreas em que haja casos de febre amarela. A vacina de febre amarela tem que ser agendada, por conta do seu tempo de duração. A dose, após diluída, tem validade de apenas quatro horas. Não podemos desperdiçar, sabendo que muitas pessoas precisam”, destacou Norma.

O Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha está em obras, mas o atendimento está sendo realizado no hospital municipal, ao lado do posto de saúde.

Agendamento – Para realizar o agendamento é preciso levar o comprovante de viagem para os próximos dias ou provar ser caminhoneiro, por exemplo. A vacina contra a febre amarela só deve ser administrada no paciente que, de fato, corre o risco de contaminação da doença. A vacina, em duas doses, tem validade de 10 anos e não é recomendada para idosos, gestantes, mães que amamentam, pessoas com doenças imunodepressoras e autoimunes, que estejam usando corticoides, que tenha alergia a ovo ou esteja com febre.

Vale ressaltar que o Estado do Rio de Janeiro não é área de recomendação da vacina, visto que não registrou sequer um caso suspeito da doença. Portanto, não é necessário que os moradores se imunizem, a menos que tenham viagem marcada para lugares onde há ocorrência da enfermidade. Em caso de viagens internacionais, deve seguir as recomendações do Regulamento Sanitário Internacional.

Precaução – A moradora de Venda das Pedras, Dilceia Batista foi ao setor de vacinação para se imunizar com seu esposo e os dois filhos. A família está com viagem marcada para o Espírito Santo, próximo ao local onde macacos foram encontrados mortos por suspeita de febre amarela. “Realmente, ficamos com medo após ouvirmos diversos casos na mídia. Por isso, fizemos o agendamento através do posto e viemos tomar a vacina. Viajaremos no dia 24 deste mês e já vamos imunizados, pois a vacina só faz efeito após 10 dias da aplicação”, disse Dilceia.

Extra – A coordenadora de Imunobiológicos acredita que, após o período de Carnaval, onde muitas pessoas viajam, e com a contenção do surto, vai diminuir muito a procura pela vacina no posto. “Sempre tivemos esta vacina, o Ministério da Saúde via Secretaria Estadual de Saúde nos envia, aproximadamente, 30 doses por mês. Este mês nos enviaram uma cota extra por conta da grande procura”.

Além da vacina contra a febre amarela, o posto de saúde realiza o agendamento da vacina Bacillus Calmette-Guérin (BCG), oferecida às crianças logo após o nascimento e em dose única. Conta ainda com a aplicação de todas as vacinas do calendário básico do Ministério da Saúde sem precisar de agendamento.

Matérias Relacionadas