Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Profissionais de saúde participam de oficina sobre hepatites virais em Itaboraí

O encontro foi realizado na Unidade Básica de Saúde USF em Manilha

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de agosto de 2018 - 10:48
Durante o evento, um debate foi realizado com profissionais
Durante o evento, um debate foi realizado com profissionais -

A Secretaria de Saúde de Itaboraí realizou, na última semana, um encontro com médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (USF) do município, que participaram de diversas ações durante o Julho Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção de hepatites virais.

Durante o evento, um debate foi realizado com os profissionais de saúde da cidade sobre as hepatites virais com relação ao seu tratamento, formas de prevenção e as orientações que devem ser levadas aos pacientes das USF e aplicadas no dia a dia dos pacientes.

“Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. Isso não significa que a prevenção à doença deva ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado”, comentou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Rosângela Martins.

Instituída pela Organização Mundial da Saúde, a data tem o objetivo de conscientizar a população sobre as formas de contágio e tratamento dos diferentes tipos da doença.

A meta da OMS é, até o ano de 2030, eliminar a hepatite C, diminuir 65% das mortes causadas pela enfermidade e acabar com a transmissão vertical da hepatite B, que é passada de mãe pra filho durante a gravidez. “Gostei muito porque a coordenadora trouxe dados atualizados da hepatite de 2018 e isso é muito bom para nosso conhecimento”, disse a enfermeira Elaine Pereira.

Matérias Relacionadas