Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Professores de Itaboraí fazem curso de qualificação de texto acadêmico

Oficina para os profissionais terá mais duas edições

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de junho de 2018 - 12:04
Imagem ilustrativa da imagem Professores de Itaboraí fazem curso de qualificação de texto acadêmico

Cerca de 30 professores da rede pública de ensino de Itaboraí iniciaram, na última terça-feira, uma formação voltada para o ensino da escrita de textos acadêmicos em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O ciclo de oficinas é uma proposta da Sala de Leitura, da coordenação de Projetos Estratégicos da subsecretaria de Ensino da Educação, em parceria com o Programa de Alfabetização e Leitura da UFF (Proale).

O objetivo é formar os professores docentes de literatura que atuam nas Salas de Leitura da rede municipal de ensino para produção de trabalhos acadêmicos com uma escrita adequada dos textos. De acordo com a assessoria das Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares de Itaboraí, a intenção de oferecer a formação é preparar os professores para realizarem trabalho com linguagem e termos adequados.

“Quando soube do curso de letramento acadêmico, que é realizado na UFF, tivemos interesse de trazê-lo para nossos professores e hoje estamos realizando o primeiro dia do ciclo de oficinas, que será ministrado em três momentos”, comentou a assessora Ana Paula Botelho, explicando ainda que esta oficina terá continuidade nos dias 10 de julho e 21 de agosto.

Ministrado pela professora e pesquisadora Jéssica do Nascimento Rodrigues, da UFF, todos os participantes irão receber certificado ao concluírem a atividade, que também contará com parte dinâmica e compartilhamento de experiência entre os professores.

“Em 2015, comecei a discutir, ler e pesquisar o letramento acadêmico. No Brasil existem pouquíssimas pesquisas sobre esse assunto e também não há iniciativas como esta que oferecem capacitação”, disse Jéssica, comentando que existe uma lista de espera por estudante e professores esperando pelo curso.

Matérias Relacionadas