Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Biblioteca de Itaboraí terá programação especial

A iniciativa é gratuita e vai durar até o fim deste mês

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de junho de 2018 - 11:48
Imagem ilustrativa da imagem Biblioteca de Itaboraí terá programação especial

A Biblioteca Municipal de Itaboraí está preparando uma programação especial para comemorar os 198 anos de Joaquim Manuel de Macedo, escritor itaboraiense que deu nome à instituição. Uma exposição formada por livros, documentos e fotografias, obras raras de Joaquim Manuel de Macedo, ficarão à mostra durante todo o mês de junho e poderá ser visitada gratuitamente.

No dia 19, às 10h, segue o ciclo de palestras étnico-raciais, com o tema “O que é preconceito?”, além de um debate sobre o livro “Homônimo”, do autor Joel Rufino dos Santos, ministrado por André Cruz. Para o dia 25, das 9h às 13h, está programada uma roda de conversa sobre a história dos Oleiros de Itaboraí, com uma oficina de cerâmica, destinada aos alunos da rede municipal. Já no dia 26, às 10h, a Biblioteca recebe o autor Marcelo Alves, que realizará o lançamento do seu livro “Machado de Assis Caçador de Monstros”, com uma roda de conversa sobre histórias em quadrinhos.

E finalizando a programação, no dia 28, às 9h, será realizada visita orientada pelo Centro Histórico de Itaboraí. Logo após, o professor Carlos Alexandre Chavão e o escritor Nini Alcântara participarão de uma roda de conversa sobre a vida e obra de Macedo, seguida de poesias, músicas e contos. Na parte da tarde, às 13h, será realizada uma segunda visita ao Centro Histórico e a roda de conversa será realizada pela professora Regina Ferreira
.

Joaquim Manuel de Macedo – Escritor e filho ilustre da cidade, nascido em 24 de junho de 1820. Além de romancista, foi poeta, cronista e dramaturgo. Chegou a se formar em Medicina, em 1844, mas nunca exerceu a profissão. No mesmo ano, estreou na literatura com ‘A Moreninha’, primeira obra literária brasileira a se tornar sucesso de público. O autor escreveu outros 17 romances, 16 peças de teatro e um livro de contos. O escritor morreu em 11 de abril de 1882. A biblioteca fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 39, Centro, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Matérias Relacionadas