Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Itaboraí comemora aniversário de 185 anos de emancipação política

Município realizou tradicional desfile cívico escolar

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de maio de 2018 - 13:13
O prefeito da cidade, Sadinoel Souza, participou das comemorações na manhã de ontem
O prefeito da cidade, Sadinoel Souza, participou das comemorações na manhã de ontem -

O município de Itaboraí comemorou, ontem, seus 185 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data, a cidade – que tem 451 anos de história – realizou o tradicional desfile cívico escolar. Ao todo, mais de cem instituições de ensino desfilaram na Marechal Floriano Peixoto. Os festejos contaram com muita música, exposição de arte, dança e esportes.

O prefeito Sadinoel Souza contou que os festejos foram pensados na família itaboraiense. O gestor disse, ainda, que sabe que tem muito a fazer pela cidade. “Essa festa tradicional na nossa cidade nos aproxima dos munícipes. Aqui, vemos o resgate da cidadania e elevamos a autoestima de nosso povo. Eu, como chefe do Executivo, tenho como comprometimento a melhoria de vários setores. Vou trabalhar para urbanizar a nossa cidade e levar aos lugares mais distantes, pavimentação de qualidade”, informou.

Sobre os desfiles, o secretário de educação, Marcos Dias Vieira, disse que cada instituição de ensino se apresentou com cerca de 30 alunos. O desfile contou com instituições municipais, Clínica-Escola do Autista, o Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (Cremii), Núcleo de Atendimento Psicopedagógico da Educação Municipal (Napem), Espaço de Atendimento ao Desenvolvimento Integral (Eadi), além de escolas estaduais e da rede privada de ensino.

“Aqui não existe competição entre elas e o que vemos é um exemplo de civilidade e amor com nossa cidade. Queremos sensibilizar os alunos para o reconhecimento de seu papel como sujeitos históricos, visando o fortalecimento de sua identidade e cidadania”, explicou.

Após o desfile, a programação continuou com um jogo no Estádio Municipal Alziro de Almeida (Alzirão) entre o time de Itaboraí e Botafogo F.R. (categoria sub13). À noite, teve shows com artistas locais na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (Chat).

Universo realiza ação

No aniversário, os itaboraienses contaram com ação voltada para a saúde, realizada por alunos da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Na tenda, foram prestados serviços de aferição de pressão, avaliação nutricional e auriculoterapia. Além disso, os futuros candidatos ao vestibular puderam obter mais informações sobre o “Exame de Bolsa”, que garante aos alunos, descontos de até 100% em cursos presenciais.

“Este é o segundo ano que participamos dessa linda festa. A ideia é aproximar a população da nossa universidade”, explicou o diretor geral da unidade de São Gonçalo, Yohans Esteves.

Para se inscrever no vestibular da Universo, basta acessar o site: http://vestibularuniverso.com.br/exame-de-bolsas/.

Matérias Relacionadas