Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Maricá sediou encontro para discussão sobre melhor aproveitamento da água

Objetivo foi debater sobre temas de importância estadual e nacional

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de maio de 2018 - 11:48
 Especialistas e gestores discutiram propostas de compartilhamento dos recursos hídricos
Especialistas e gestores discutiram propostas de compartilhamento dos recursos hídricos -


O 6º Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (Ecob) foi realizado, durante a semana, no Cine Teatro Henfil, no Centro de Maricá. O evento teve apoio da Secretaria de Urbanismo da cidade e teve como objetivo, debater sobre temas de importância estadual e nacional para a gestão compartilhada, integrada e sistêmica das águas, além de promover um espaço para a divulgação de programas e planos de ações em andamento sobre recursos hídricos.

Durante o Ecob, os temas escolhidos para pautarem o encontro foram os seguintes: Sustentabilidade Financeira do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos; a Sustentabilidade dos Comitês do Estado do Rio de Janeiro; e a Segurança Hídrica do Sistema.

“Nós lutamos muito para que o Ecob não deixe de acontecer anualmente. Ver esta plateia totalmente lotada em Maricá enobrece o nosso trabalho cada vez mais. Esta troca nos estimula a trabalhar para melhorar o sistema de recursos hídricos. Queremos trazer reflexões e decisões que possam contribuir cada vez mais”, disse o presidente do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), João Gomes Siqueira.

De acordo com o moderador do evento, o diretor executivo do Comitê Guandu, Décio Tubbs, a integração entre os Comitês de Bacia garante a manutenção de avanços na qualificação e efetividade da gestão das águas do Estado do Rio de Janeiro, aproximando os seus gestores dos demais atores da sociedade.

“As pessoas que trabalham junto aos Comitês de Bacia e junto ao Sistema de Recursos Hídricos perceberam que ao longo dos últimos 15 anos, tivemos uma evolução muito boa na gestão, por conta da garantia dos recursos alocados pela cobrança da água”, afirmou o moderador.

Matérias Relacionadas