Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Itaboraí estuda projeto para aumentar a acessibilidade no município

Objetivo é melhorar a qualidade das calçadas para idosos e pessoas com deficiência

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de abril de 2018 - 10:24
Representantes do Executivo percorreram ruas com olhos vendados para terem noção dos problemas
Representantes do Executivo percorreram ruas com olhos vendados para terem noção dos problemas -

O Programa Calçada Acessível, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU), realizaram, durante esta semana, dois encontros com a Prefeitura de Itaboraí para implantação do projeto na cidade.

O principal objetivo das visitas é orientar os profissionais responsáveis pela elaboração de projetos e obras dos municípios sobre a importância de melhorar a qualidade das calçadas com padronização e acessibilidade, principalmente para idosos e pessoas com deficiência.

O primeiro encontro, realizado na última terça-feira, contou com a participação de representantes do Executivo, que percorreram as ruas do Centro da cidade com os olhos vendados para terem a noção dos problemas que as pessoas com mobilidade reduzida encontram nas calçadas.

Os organizadores do programa e os representantes do Executivo também se reuniram na Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia, na última quarta-feira, e discutiram formas de implantação do projeto na cidade. Durante o debate, foi criado um Manual Técnico, onde foram apontadas as prioridades e modificações de mobilidade a serem realizadas.

“Queremos que cada participante se coloque no lugar do outro. Essa é a melhor forma de entender a verdadeira situação de como um deficiente físico ou visual enfrenta. Que esta experiência proporcione um olhar diferenciado, onde a acessibilidade seja seguida corretamente”, comentou o arquiteto da Associação Brasileira de Cimento Portland, Luis Gustavo Guimarães.

Nas próximas fases do Programa Calçada Acessível serão realizadas criações de projetos de leis sobre acessibilidade e ‘folders’ explicativos sobre o projeto que será implantado.

Matérias Relacionadas