Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Itaboraí realizará coleta de resíduos eletrônicos

Ação do Projeto E-Lixo Zero ocorre sábado

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de outubro de 2017 - 12:06
>> Todo tipo de material eletrônico será recolhido na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro
>> Todo tipo de material eletrônico será recolhido na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro -

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, em parceria com o Projeto E-Lixo Zero realiza, neste próximo sábado, das 9h às 15h, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, em frente a sede da prefeitura, a 1ª edição de coleta de resíduos eletrônicos no município.

A ação contará com a coleta dos objetos inutilizados, como aparelho de som, ar condicionado, aquecedores, cafeteria, batedeira, calculadora, celular, aparelho telefônico, chuveiro, aparelho DVD, aparelho vídeo cassete, estabilizador e nobreak, ferro elétrico, impressora, secadora de roupa e máquina de lavar louça. E ainda microondas, notebook, receptor, roteador, servidor, aparelho de rádio, televisão, computador e fax. Vale ressaltar que não serão aceitos tonners, pilhas e baterias.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins, apesar da falta de conhecimento, o lixo eletrônico não é menos nocivo do que o lixo convencional. Pelo contrário, ele é ainda mais poluente devido à inúmera quantidade de elementos que possui, principalmente quando lançados diretamente na natureza.

E com o rápido avanço da tecnologia, muitos aparelhos se tornam obsoletos em um curto espaço de tempo e falta de orientação faz com que o descarte desses aparelhos seja feito, na maioria das vezes, em lugares inadequados. Portanto, o primeiro passo para a melhoria do atual quadro é a conscientização sobre o problema.

“A cidade de Itaboraí tem assistido um crescente volume desse tipo de descarte irregular. Por isso, resolvemos realizar a 1ª edição de coleta de lixo eletrônico no município. O objetivo é conscientizar todos sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico e, principalmente, salientar que a reciclagem depende principalmente do envolvimento de toda a comunidade”, destacou a secretária.

Matérias Relacionadas