Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Dia de Santo Antônio é festejado em São Gonçalo

Ruas da cidade foram tomadas por devotos do Santo casamenteiro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de junho de 2019 - 12:31
Imagem ilustrativa da imagem Dia de Santo Antônio é festejado em São Gonçalo

Ontem (13) foi celebrado o dia de um dos santos mais populares do país. A data de 13 de junho é carregada de muita devoção para os fiéis católicos e, neste ano não foi diferente. Na Paróquia de Santo Antônio na Covanca, em São Gonçalo, o dia foi de oração, missas, e encerrado com procissão.

Conhecido como o santo casamenteiro, fiéis da paróquia afirmam que ele é muito mais que isso. O padre Ricardo Mota conta que o santo é “extraordinário”. “Ele ampara os doentes, dá emprego, recupera coisas que foram perdidas e está com a gente nas horas das limitações”, afirmou o padre de 43 anos que está há cinco na paróquia.

“A imagem de Santo Antônio mostra para a gente a força e fé que ele teve”, concluiu o padre.

Uma das mais antigas na igreja, Teresinha Maria de Amorim tem 79 anos e frequenta a paróquia há 64. Sua relação com o santo é de profunda devoção. Todos os anos, ela dedica essa data para ficar responsável pela barraca de doces na festa.

“Eu cheguei aqui às 6 da manhã e até 19h temos coisas para fazer e o tempo passa bem rápido. Tudo o que a gente faz é com amor e alegria e eu faço questão de fazer parte disso. É um dia de festa para todos nós”, conta a aposentada. A festa traz não apenas os mais velhos para a celebração, muitos adolescentes já começam desde muito cedo a criar uma relação com o santo do povo. Yuri Silveira tem 14 anos e desde os 4 participa ativamente da igreja na Covanca. Ele, que atualmente é coroinha, gosta de se fazer presente neste dia tão importante para os fiéis. “Hoje vou servir nas seis missas seguidas mas eu gosto muito, nem fico cansado. Meus pais me apoiam e são daqui também, então passamos esse dia juntos”, contou.

A fama de casamenteiro também se faz presente neste dia de celebrações.

Todo ano Leandra Costa, 40, vai à missa agradecer pelo seu casamento que conseguiu com a ajuda do santo. “Ele é casamenteiro sim, estou casada há 14 anos e meu marido, meu filho, minha mãe e eu somos devotos dele”, relata a devota que estava na igreja.

O dia de Santo Antônio também tem como marca registrada a distribuição de pães para os fiéis. Esse ato simbólico representa a simplicidade do santo e mostra que o pão compartilhado pode se multiplicar.

Muitos fiéis fazem doações desse alimento como uma forma de agradecer por algum milagre ou pedido atendido pelo santo.

Antônio José Sampaio, de 48 anos nasceu no dia 13 de junho e recebeu esse nome por causa do santo. Todo ano ele faz uma doação de quatro mil pães para a igreja. “No começo eu doava pouco, uns cem pães, mas após a doença do meu pai, eu fiz uma promessa e aumentei o número de pães doados”, disse o devoto.

Lady Hamilton Araújo, 63, também faz todo ano sua contribuição de pães. Seu filho estava desempregado e após pedir para o santo, o filho conseguiu um emprego dias depois. Hoje o rapaz está no mesmo emprego há 22 anos. A aposentada disse que é muito devota do santo há anos e quer ter forças para sempre conseguir fazer sua doação.

Os pães são distribuídos após a missa e fiéis costumam formar grandes filas para pegar o alimento e levar para casa. “A tradição é pegar o pão e colocar em um recipiente de arroz ou algum outro lugar da cozinha. Isso é uma forma de pedir que o alimento nunca falte na nossa casa”, explicou Lady que passa esse costume para as gerações seguintes.

A celebração da missa de Santo Antônio encheu a igreja na manhã de quinta-feira e contou com mais de 10 mil pães para ser entregue ao final das missas. A Paróquia de Santo Antônio realiza também missas para Santo Antônio toda terça às 19h30 na Rua Marechal Floriano Peixoto, na Covanca.

Matérias Relacionadas