Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Peste bubônica é descartada em paciente de São Gonçalo

Afirmação é do Ministério da Saúde

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de janeiro de 2019 - 19:21
Paciente está internada no Hospital Municipal Luiz Palmier
Paciente está internada no Hospital Municipal Luiz Palmier -

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, através de nota, descartaram a presença da bactéria Yersinia pestis, causadora da peste bubônica, em uma paciente do sexo feminino, de 57 anos, que está internada no Hospital Municipal Luiz Palmier (HLP), em São Gonçalo. O diagnóstico se deu após o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) do Estado do Rio de Janeiro refazer análise anterior do HLP, que constatava a presença da bactéria.

No laudo do LACEN, foi identificada a presença de outra bactéria, Morganella morganni, considerada comum e amplamente distribuída no meio ambiente. Segundo a nota, ela pode causar infecções em feridas, no trato respiratório e na urina em pessoas com o sistema imunológico comprometido. No entanto, ela não costuma causar problemas a indivíduos com boa imunidade.

Amostras laboratoriais ainda foram colhidas e enviadas ao Instituto de Pesquisa Aggeu Magalhães-FIOCRUZ-PE a fim de aprofundar e encerrar a investigação sobre o caso. Ainda assim, a possibilidade de a paciente ser diagnosticada com a peste bubônica já pode ser descartada, logo, não há mais recomendação para que a mesma fique em isolamento.

Veja a seguir, na íntegra, a nota do Ministério da Saúde:

O Ministério da Saúde esclarece que o caso no município de São Gonçalo (RJ) não foi confirmado para peste bubônica. O caso não atende à definição de caso suspeito, ou seja, o quadro clínico apresentado pela paciente não se enquadra na definição de caso suspeitos para peste bubônica. O Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) do estado do Rio de Janeiro refez a análise e identificou a bactéria Morganella morganni, bactéria oportunista comum no ambiente e nas pessoas. Trata-se de um microrganismo amplamente distribuído no meio ambiente e não causa infecções em indivíduos com boa imunidade. Em pessoas com comprometimento imunológico, pode causar infecções oportunistas do trato respiratório, urinário e infectar feridas.

Amostras laboratoriais foram coletadas e devem chegar nesta segunda-feira (14) no laboratório de referência Instituto de Pesquisa Aggeu Magalhães-FIOCRUZ-PE para outras análises e fechamento da investigação. É importante destacar que, se mantivesse a suspeita de peste (já descartada) não há necessidade de isolamento da paciente, já que a mesma foi medicada e dessa forma não há risco de transmissão. 

O Ministério da Saúde informa que o último caso de peste bubônica registrado no Brasil ocorreu no estado do Ceará, em 2005, e evoluiu para cura.

A peste é uma doença infecciosa aguda transmitida principalmente por picada de pulga infectada. O agente etiológico é uma bactéria Gram-negativa -  Yersinia pestis. A doença apresenta três formas clínicas, são elas: peste bubônica, peste pneumônica e peste septicêmica.  Devido à persistência da infecção em roedores silvestres, a doença é um perigo potencial para as populações.

A única forma de prevenção é evitar o contato com roedores silvestres e sinantrópicos (que vivem em meio urbano) e com suas pulgas. A forma bubônica é a mais comum e entre outras manifestações, a doença provoca febre alta, calafrios, dor de cabeça intensa, falta de apetite, vômitos, confusão mental e olhos avermelhados(congestão das conjuntivas). O tratamento, a base de antibióticos, é ofertado no Sistema Único de Saúde – SUS e, para ser eficaz, deve ser iniciado nas primeiras 15 horas após o início dos sintomas. 

A seguir, o que diz a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que foi negativo o exame para a bactéria Yersinia pestis, causadora da peste bubônica, no Hospital Luiz Palmier. O exame apontou apenas a presença de uma bactéria simples, comum em lesões de pele. Para a realização do exame de sangue feito pelo Laboratório Central Noel Nutels (LACEM) foram adotadas técnicas recomendadas pelo Laboratório de Referência Nacional da Fiocruz/ MS.  

O que é a doença  - A peste bubônica, ou peste negra, se propagou no mundo nos anos 1300, na Idade Média, e matou cerca de 100 milhões de pessoas entre Europa e Ásia. Ela é causada pela bactéria Yersinia pestis e transmitida por pulga e também por inalação de gotículas da respiração nas formas pneumônicas.

Matérias Relacionadas