Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9454 | Euro R$ 5,3643
Search

Defesa Civil entrega equipamentos para ações contra queimadas em Niterói

Entrega marcou a conclusão da capacitação de funcionários, que teve início na semana passada

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de outubro de 2018 - 18:05
Subsecretário de Defesa Civil, major Deyve Barreto
Subsecretário de Defesa Civil, major Deyve Barreto -

A Defesa Civil de Niterói entregou para a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN), na manhã desta quinta-feira (18), equipamento para ações de resposta em situações de incêndio na vegetação. 

A entrega marcou a conclusão da capacitação, que teve início na semana passada, de 20 funcionários para atuação emergencial contra queimadas. A equipe escolhida trabalha no Morro Boa Vista, em São Lourenço, que está passando por reflorestamento e que já sofreu, em ocasiões anteriores, com a ação do fogo.

O material foi adquirido pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) através de processo de compensação ambiental. Foram entregues bússolas, coturnos, óculos de proteção, binóculos e abafadores para ações emergenciais na área de plantio, até a chegada do Corpo de Bombeiros. Além disso, o material recebido será utilizado no auxílio de vistorias, mapeamentos e treinamentos de voluntários nas respostas emergenciais contra queimadas.

“Durante a capacitação, os funcionários receberam orientações para a utilização desses materiais de combate ao fogo. Essa parceria entre os órgãos da cidade contribui para as ações de resiliência no município na redução de risco de queimadas e incêndios florestais”, pontuou o subsecretário de Defesa Civil, major Deyve Barreto.

Alziléia Coutinho, também da Divisão de Educação Ambiental, por sua vez, pediu a colaboração dos moradores para evitar focos de incêndio.

“A nossa equipe faz constantemente a vigilância do reflorestamento no morro do Boa Vista, buscando olhar todos os pontos, e realizamos prevenção a incêndios com técnicas agrícolas que, em casos de incêndios, não deixam o fogo passar para outros setores do morro. Mas a população também precisa se conscientizar e não despejar entulho ou colocar fogo em resíduos domiciliares na encosta, para evitar que esse tipo de acidente ocorra", alertou.

Morro Boa Vista – A Prefeitura de Niterói concluiu, no final de setembro, o plantio de mais de 700 mudas de espécies nativas no Morro Boa Vista. Os funcionários da Clin trabalharam, por dois meses, na área voltada para a Rua São Lourenço, região atingida por um incêndio que destruiu 1.800 mudas no meio do ano. 

A área, que recebe o principal investimento em reflorestamento na cidade, já tem cerca de 10 hectares plantados. Até 2020, serão 22,5 hectares recuperados no morro, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Área Escondida. 

Matérias Relacionadas