Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Campanha 'Outubro Rosa Niterói' começa nesta quarta-feira

Coletivo contará com exposição na Câmara e tradicional caminhada na Praia de Icaraí

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de outubro de 2018 - 18:43
Valéria Peçanha é uma das modelos da exposição
Valéria Peçanha é uma das modelos da exposição -

O coletivo Outubro Rosa Niterói realiza, nesta quarta-feira (3), o lançamento da 7° edição da campanha, com a abertura da exposição "A Vida é Bela" no hall da Câmara Municipal de Niterói, que retrata a força da mulher e o poder de transformação das mulheres que passaram pela luta contra o câncer de mama.  A Câmara fica na Avenida Amaral peixoto, 625, no Centro.

Já a tradicional caminhada na praia de Icaraí, acontece no dia 21, às 9h, após a 'Remada Rosa', onde adeptos da canoagem havaiana, stand up e caiaque farão o percurso pela orla, às 8h. 

Segundo o coordenador da campanha, o fisioterapeuta oncológico, Paulo Gonçalves, a adesão dos moradores de Niterói é essencial  para chamar atenção para uma doença que mata centenas de mulheres no mundo: o câncer de mama. 

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), ao ano, 60 mil casos da doença são descobertos no Brasil. 

"Este ano, realizaremos diversos eventos durante o mês mostrando a força e garra das mulheres que passam pelo tratamento desta doença que atinge milhares de mulheres. Essa é uma caminhada pela vida, para as pessoas que venceram a doença comemorarem e para as outras realizarem o autoexame da mama como prevenção. Quanto mais cedo descobrir a doença, maior a chance de cura. Queremos uma onda rosa na orla de nossa cidade para conscientizar as pessoas da importância do autoexame", explica. 

Encerramento - A campanha encerra no dia 28 de outubro, com uma tarde rosa no Caminho Niemeyer, com um desfile de pacientes que passaram pelo câncer, oficina de lenços, turbantes e automaquiagem, além das aulas de zumba, hip hop e athletic ballet e food trucks. A exposição fica disponível para visitação até 31 de outubro.

Uma das modelos da exposição foi a Valéria Peçanha, 63 anos. “Quando soube que estava com câncer, em um primeiro momento chorei muito mas logo depois pedi a Deus para me fortalecer e fui me acalmando. Não tenho problema de dizer que tive câncer. Fiz quimioterapia, radioterapia, tive depressão mas em nenhum momento perdi minha fé. Quem tem um câncer não deve se desesperar, a nossa fé deve ser inabalável. Temos que saber como vamos levar a doença. Eu quero viver e ser feliz”, declara. 

Matérias Relacionadas