Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2124 | Euro R$ 5,5606
Search

Estudantes de gastronomia farão documentário sobre 'Dia de São Cosme e Damião'

Ideia surgiu por causa de um trabalho da disciplina "Narrativas Gastronômicas"

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de setembro de 2018 - 09:27
Imagem ilustrativa da imagem Estudantes de gastronomia farão documentário sobre 'Dia de São Cosme e Damião'

Por: Alan Emiliano e Dayse Alvarenga 

Três estudantes do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) gravarão um documentário com relatos de moradores do Pita, em São Gonçalo que distribuirão doces e brinquedos para as crianças do bairro, no “Dia de São Cosme e São Damião”, celebrado nesta quinta-feira em todo o país.

Um dos idealizadores da iniciativa, Rodrigo Gomes, ressaltou a importância de resgatar a tradição da entrega de doces em várias regiões, como em São Gonçalo. Além disso, afirmou que a ideia surgiu após um dos professores da disciplina “Narrativas Gastronômicas” proporem um trabalho para os alunos com tema livre. Daí eles escolheram justamente a tradição de entregas de doces de Cosme e Damião.

“Nós temos o objetivo de resgatar uma tradição que tem se deteriorado com o avanço das tecnologias. Em todos os lugares, é comum ver as pessoas mais antigas comentarem sobre como era o ‘Dia de São Cosme e Damião’, mas muitas crianças de hoje não tiveram esse acesso”, afirmou o morador do bairro Santa Catarina, em São Gonçalo.

De acordo com os estudantes, o documentário será disponibilizado através do Youtube. Além disso, os organizadores têm a pretensão de inscrever a iniciativa em festivais de curta-metragens.

Dia de São Cosme e Damião - A data é comemorada em 27 de setembro em todo o país em homenagem a São Cosme e São Damião que, ao lado de São Lucas, são conhecidos como os santos padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos.

Nesta data, em praticamente todo o país, existe o hábito de dar doces e brinquedos para as crianças, que vão para as ruas para receberem essas recompensas. (Alan Emiliano e Dayse Alvarenga)

Matérias Relacionadas