Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Tradicional ‘Rua da Feira’ de Alcântara 'muda' de nome

Placa com o nome de João de Almeida foi instalada

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 25 de setembro de 2018 - 09:22
Moradores e comerciantes se espantaram com a ‘novidade’ instalada há cerca de 10 dias
Moradores e comerciantes se espantaram com a ‘novidade’ instalada há cerca de 10 dias -

Por: Marcela Freitas

Há 155 anos, o teatro perdia João Caetano, um dos pioneiros da interpretação no país, que enche de orgulho os amantes das artes cênicas. Nascido em Itaboraí, o ator, ensaiador e empresário morreu precocemente aos 55 anos. Em São Gonçalo, João Caetano recebeu uma justa homenagem e dá nome a rua que é o “coração” do Alcântara, também popularmente chamada de Rua da Feira. Mas por uma iniciativa desconhecida, o nome do logradouro foi mudado sem qualquer aviso prévio. Há dez dias, uma placa com o nome de João de Almeida, que na verdade é outra via do bairro, foi instalada.

No mesmo local, há indicativos sobre a Rua Laureano Rosa, que também erroneamente não começa no ponto em que a placa sinaliza. “Essa placa mostra o quanto a nossa cidade está abandonada. “Nasci aqui e vi esse bairro crescer. Cheguei a pegar peixe no Rio Alcântara. Desde que me entendo por gente, a Rua da Feira se chama oficialmente João Caetano. Como podem trocar agora?”, disse o empresário Antônio Costa, de 62 anos.

O empresário reclamou ainda do descaso com o bairro. “Antes dessa gestão, a Prefeitura fazia a lavagem da rua e tinha varredores aqui. Hoje, não temos mais isso. Se cada comerciante não fizer sua parte, a rua fica intransitável. Quer mais prova desse abandono?”, questionou.

Para o presidente da Associação Comercial, Empresarial, Industrial e Rural de Alcântara (Aceira), Fabiano Rodrigues, a instalação da placa é um erro grotesco.

“O abandono é total. A cidade está largada. O Alcântara já era um caos, e só piora a situação. É lamentável”, afirmou.

Através da Assessoria de Imprensa, a A Secretaria Municipal de Transportes informa que não instalou nenhuma placa nos locais citados recentemente. Segundo o órgão, agentes irão realizar a remoção das placas com intuito de evitar problemas futuros.

Matérias Relacionadas