Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

História de jovem sobre superação 'viraliza' na internet

Morador de Vigário Geral, Zona Norte do Rio, comemora a conquista do diploma

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de setembro de 2018 - 15:20
'Post' de Herbert rendeu mais de 50 mil curtidas no Facebook
'Post' de Herbert rendeu mais de 50 mil curtidas no Facebook -

Por Cyntia Fonseca

“No início, fiquei assustado com a repercussão. Eram muitos comentários e eu nunca imaginei que tomaria essa proporção. Mas agora, estou mais tranquilo e tentando responder todo mundo”. A declaração é do professor Herbert Vinícius Miranda, de 25 anos, após ter sua postagem “viralizada” na internet essa semana. 

No texto, o jovem morador de Vigário Geral, Zona Norte do Rio, comemora a conquista do diploma em Educação Física (licenciatura) pela Universidade Salgado Oliveira (Universo-Niterói) em tom de desabafo.

“Filho, sobrinho e irmão de três traficantes mortos. Algumas poucas pessoas desejaram que eu tivesse o mesmo fim, porém a história foi diferente. Vou exibir isso aqui em todo lugar mesmo porque eu lutei para conquistar. É preto, favelado e professor! Tô formado. #Edfisica”.

A publicação, que teve mais de 50 mil curtidas rendeu ao recém-formado reportagens em veículos de comunicação e participação no programa ‘Encontro’, da Rede Globo.

“Me considero um sobrevivente”, contou.

‘Tive uma boa educação’  

Criado pela mãe e madrinha, Herbert conta que a violência foi presente em sua vida: perdeu, de forma precoce, pai, tio e irmão, envolvidos com o tráfico de drogas. Mas a superação veio por meio dos estudos e dedicação da família.

“Eu tive uma base. Não presenciei agressões, não fui agredido. Tive uma boa educação”, disse durante programa da apresentadora Fátima Bernardes, na última quinta-feira.

Entre os momentos de maior dificuldade que precisou enfrentar durante o curso, o jovem lembrou do período que precisou abandonar por falta de dinheiro para passagem de ônibus.

Mas, além da força de vontade, a paixão pelo esporte também falou alto.

“Por um momento, pensei em ser fotógrafo, mas era atleta, sempre estive ligado a esportes. Durante o estágio, me apaixonei pelo treinamento de atletismo e quero muito trabalhar com isso futuramente”, contou Vinícius a O SÃO GONÇALO, acrescentando que agora está cursando Bacharelado em Educação Física, também na Universo-Niterói. 

Matérias Relacionadas