Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Niterói ganhará Câmara de Mediação na Universo

Projeto vem de uma parceria da Universo com o TJ

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de agosto de 2018 - 12:22
Representante do Tribunal de Justiça visitou as instalações da universidade, nesta terça-feira
Representante do Tribunal de Justiça visitou as instalações da universidade, nesta terça-feira -

Por Marcela Freitas

Niterói deverá ganhar sua primeira Câmara de Mediação, instalada em uma universidade da cidade, no Centro da cidade. O projeto inovador vem sendo estudado há um ano pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) em conjunto com o Tribunal de Justiça do Rio Janeiro ( TJRJ).

A Câmara que visa ao atendimento da população carente da cidade está em processo administrativo para credenciamento do convênio, que se estabelecerá no 1º Núcleo de Práticas Jurídicas de Niterói. Na tarde de ontem, a assessora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais (Nupemec) Carla Alcofra, que representou o desembargador Cesar Cury, visitou e inspecionou as instalações do núcleo. Ela fez suas considerações sobre os mobiliários e espaços que devem atender ao padrão estabelecido na lei de mediação.

Estará à frente da mediação, a advogada e mediadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, da Universo, Adriana Gomes de Oliveira. Segundo Adriana, que se especializou em mediação pelo TJRJ, o objetivo da iniciativa é restabelecer o diálogo entre as partes sem dar opinião ou sugestão, fazendo assim com que as partes cheguem a uma solução.

“Nas Varas de Família quase todos os processos passam pela mediação. Costumo falar que quando o juiz dá uma sentença, ele resolve o direito. Quando as partes conseguem resolver problema na mediação, elas solucionam o conflito”, afirmou. O diretor do Campus Niterói Anderson Freire, comentou sobre as oportunidades da Câmara de Mediação para os estudantes da Universo.

“A Câmara de mediação oportuniza ao aluna antecipar uma vivência que ele terá após sua formação com uma mediadora formada pelo TJ e que faz parte da equipe da Universo” explicou Freire.

Para o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, Rogério Travassos, a Câmara de Mediação é mais uma forma de atendimento a pessoas carentes.

“A Câmara de mediação visa à solução de conflitos, atendendo a um aspecto social, como também o aprendizado pedagógico dos alunos do curso de Direito”, argumentou.

Matérias Relacionadas