Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Moradores reclamam de poda em árvores de São Gonçalo

Na Brasilândia várias árvores foram decepadas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de agosto de 2018 - 08:14
 A revolta dos moradores em relação à poda foi parar nas redes sociais através de um vídeo
A revolta dos moradores em relação à poda foi parar nas redes sociais através de um vídeo -

A poda inadequada de árvores na Rua Minas Gerais, em frente ao Ciep 249 - Pastor Waldemar Zarro, no Boa Vista, em São Gonçalo, causou estranheza na população e vem dividindo opiniões. Uns defendem a retirada das mesmas e outros moradores queriam apenas a poda sem a retirada dos arbustos.

Acontece que, no início da semana, técnicos autorizados pela Prefeitura foram ao local e deceparam as árvores, deixando o local sem sua conhecida área verde. A revolta dos moradores foi parar nas redes sociais e, através de um vídeo, um morador do bairro reclama da falta de critérios do governo municipal.

A opinião é compartilhada pela cabeleireira Priscila Soares, 27 anos, que afirmou ser um crime com o meio ambiente.

“As árvores traziam beleza ao local. Fiquei triste com a retirada delas dessa forma. Acho que necessitava uma poda, mas não isso que eles fizeram. É um desrespeito à natureza”, disse. Funcionários do Ciep, que pediram para não ser identificados, também não aprovaram a medida.

“O corte dessas árvores desse jeito abrupto mostra o cuidado da Prefeitura com a cidade”, ironizou.

Apesar de opiniões contrárias, comerciantes do bairro acreditam que o corte das árvores possa trazer mais segurança.

“Infelizmente temos aqui uma iluminação precária e o crescimento das árvores sem qualquer poda aumenta a sensação de insegurança. Muitas pessoas evitavam usar a calçada da escola à noite por medo. Para o comércio, melhorou a iluminação. Sou a favor que se plante novas árvores mas de porte pequeno e não da maneira que tínhamos aqui”, disse um comerciante.

De acordo com a bióloga Suéllin Guimarães, a legislação determina que para a retirada de árvores seja necessário o consentimento da Secretária de Meio ambiente. O que, segundo ela, parece ter acontecido. Entretanto a medida destrói o ecossistema.

“Como a região é devastada, essa medida diminui ainda mais o número de vegetação de uma área que é muito urbanizada. A retirada de uma árvore sadia é considerada crime ambiental”, explicou.

A Subsecretaria de Parques e Jardins informou que “realizou a poda da árvore para garantir a segurança dos moradores e estudantes que passam pela região”.

Matérias Relacionadas