Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Livros de autores gonçalenses estão em biblioteca na Rússia

Obras estão em livraria de Moscou

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de julho de 2018 - 13:10
Um dos livros doados pela Aglac conta a história da Praia da Luz
Um dos livros doados pela Aglac conta a história da Praia da Luz -

Por Rennan Rebello

A estadia da equipe de O SÃO GONÇALO na Copa do Mundo na Rússia também teve um viés cultural em parceria com a Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências (Aglac), através de seu presidente Décio Machado, que cedeu aos correspondentes cinco livros de autores da cidade para serem doados à Biblioteca de Lianozova, em Moscou.


“Esses livros são muito bem-vindos à Rússia e irão enriquecer o nosso acervo, que tem autores brasileiros como Jorge Amado e Paulo Coelho”, disse o diretor da instituição literária, Oleg Kilmov.

Lugar público para a cultura

Os jornalistas aproveitaram a oportunidade para produzir um vídeo reportagem (disponível no site e canal no Youtube de OSG) e também para conhecer as características da Biblioteca de Lianozova, que está ‘abrigando’ a literatura gonçalense em solo moscovita.

“A nossa unidade, além de ser pública, é bastante frequentada por gente de diversas idades. O nosso espaço, além de ser destinado para a leitura e estudo, também oferece outras atrações culturais como a nossa sala de música, onde organizamos pequenos concertos e, como estamos em ano de Copa, no nosso hall de entrada, colocamos livros temáticos ligados ao futebol e pôsteres de outros Mundiais como o do Brasil, em 2014”, explicou o russo, que disse ‘obrigado’, em português, aos repórteres após a visita.

Para quem desejar conhecer um pouco mais a biblioteca mesmo estando longe da Rússia, basta acessar o site: www.bibliosvao.ru/57.

Aglac pensa em promover outras ações

A ação promovida pela Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências com o OSG, que entregou os livros “Capitão da Luz” (Décio Machado), “Painel do Olhar - Uma antologia poética” (Othon São Paio), “A ausência de Anita - uma crônica familiar” (Helter Barcellos), “O Cavalo do Cão” (Gilvan Carneiro) e ‘Minha vida em prosa, verso e amizade’ (J.Sobrinho) à Biblioteca de Lianozova faz parte do planejamento de popularizar a literatura gonçalense também fora do município.

“Nosso principal objetivo é sempre difundir o trabalho de nossos membros. Em São Gonçalo há excelentes escritores e nós pensamos em fazer outras ações como esta porque a cultura não tem fronteiras e esse é o papel sociocultural da nossa instituição, promover sempre a cultura de São Gonçalo em qualquer âmbito”, finalizou Décio Machado.

Matérias Relacionadas