Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

São Gonçalo disponibiliza 74 pontos de vacinação contra o sarampo

Dois casos da doença foram confirmados no Rio

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de julho de 2018 - 09:33
Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, não é necessário aguardar início da campanha para se vacinar
Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, não é necessário aguardar início da campanha para se vacinar -

Por Sérgio Soares e Alan Emiliano

Após a confirmação ontem de dois casos de sarampo em jovens na cidade do Rio de Janeiro pela Secretaria Estadual de Saúde, o sinal de alerta ficou ligado para a população. Entretanto, os moradores de São Gonçalo que não se vacinaram ou que não se recordam da vacinação n infância, podem se imunizar em 74 unidades de saúde do município, conforme informou a pasta municipal de saúde.

“A próxima campanha contra o sarampo será realizada no próximo dia 5 de agosto, segundo o Ministério de Saúde. Entretanto, a população não deve esperar os casos chegarem a Região Sudeste para procurar as vacinas contra a doença”, afirmou em nota a Secretaria Municipal de Saúde em nota.

Segundo o presidente do Instituto Vital Brasil (IVB), Edmilson Migowski, uma das formas de prevenção é manter distância de pessoas com quadro sugestivo para a doença através de sintomas, como febre e pele avermelhada.

“As pessoas têm que ficar atentas, pois o sarampo é uma das doenças mais contagiosas, ultrapassando a gripe, caxumba e a catapora. Deve-se ter muito cuidado com a doença”, afirmou o especialista

A equipe do O SÃO GONÇALO visitou, na manhã de ontem, o Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, em Alcântara, e encontrou pais que levaram os seus filhos para se imunizarem contra a doença, que anda preocupando a população gonçalense.

“Não podemos brincar com a saúde dos nossos filhos. Afinal, prevenir é melhor que remediar. á trouxe minha filha e fiquei bem menos preocupada, mesmo sem casos, ficamos preocupados, pois é uma doença muito grave”, afirmou uma mãe, que preferiu não se identificar.

Segundo a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, a proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses.

A cobertura vacinal contra a doença para crianças de 1 ano no Estado , segundo a Secretaria de Saúde, é de 95% .

Além disso, informou que “aqueles que já tomaram as duas doses da vacina necessárias para imunização completa não precisam tomar nova dose”.

Dicas sobre sintomas e prevenção da doença

O sarampo, segundo o Ministério da Saúde, é uma doença altamente contagiosa de natureza viral grave e que é transmissível através de secreções das vias respiratórias, como as eliminadas na tosse, espirros, na fala ou até mesmo na respiração.

Além disso, a vacinação é considerada a única forma de prevenção para a doença. Entretanto, o afastamento de pessoas com os sintomas da doença também é uma forma de se prevenir contra o sarampo.

Segundo o médico Edmilson Migowski, os principais sintomas da doença são os seguintes: febre, conjuntivite, pele avermelhada e escorrimento do nariz.

“É altamente recomendável que a imunização aconteça de forma rápida, principalmente em locais que já exista casos da doença. Não se pode brincar com um problema de tamanha magnitude e que pode levar até a morte”, afirmou o presidente do Instituto Vital Brazil.

O Ministério de Saúde adverte que as gestantes não devem se vacinar, devendo aguardar o parto para realizar a imunização.

“A gestante deve esperar para serem vacinadas após o parto. Caso esteja planejando engravidar, é preciso assegurar que está protegida. Um exame de sangue pode dizer se já está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinada antes da gravidez. É preciso esperar por pelo menos quatro semanas antes de engravidar”, afirmou o órgão.

Matérias Relacionadas