Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Pesquisa revela que 34,7% dos jovens gonçalenses estão desempregados

Em Niterói, número chega a 32,7%

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de julho de 2018 - 08:30
O resultado da pesquisa será apresentado amanhã no Museu de Arte Contemporânea, em Niterói
O resultado da pesquisa será apresentado amanhã no Museu de Arte Contemporânea, em Niterói -

De acordo com a pesquisa desenvolvida pela Bem TV – Educação e Comunicação, em parceria com o Departamento de Estatística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 32,7% dos jovens de Niterói e 34,7% dos jovens de São Gonçalo estão desempregados. Considerando dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), esse índice supera a média nacional de desemprego para a juventude (29%), e as taxas de desocupação de jovens em países como a Síria (30,6%) e o Haiti (34%).

A pesquisa, que contou com o com o apoio da União Europeia, será lançada amanha, às 14h, Museu de Arte Contemporânea em Niterói.

Além da alta taxa de desemprego, a investigação revela ainda fatores que incidem sobre a empregabilidade de jovens em Niterói e São Gonçalo.

Os dados analisados revelam, entre outras informações, que: em Niterói o desemprego é 14% maior entre os jovens que se autodeclaram “pretos”.

Nos dois municípios, os jovens negros (pretos e pardos) começam a trabalhar mais cedo e alcançam menor escolaridade.

Os homens levam vantagem sobre as mulheres, apresentando maior taxa de ocupação, e representando a maior parte dos jovens empregados no setor público e na iniciativa privada.

A incidência do racismo é maior em Niterói, sobressaindo em São Gonçalo a discriminação de gênero.

A pesquisa é uma das atividades do projeto “Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos da Juventude Negra”, que mobiliza 34 organizações e coletivos dos movimentos negro e de juventudes nos dois municípios.

Os resultados da investigação fortalecerão esses grupos em suas ações de formação e incidência política, nas duas cidades.Para a pesquisa foram entrevistados 1000 jovens em Niterói e outros 1000 em São Gonçalo. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos com taxa de confiança de 95%.

Matérias Relacionadas