Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Alunos do Dom Hélder de Piratininga recebem palestra da Lei Seca

Objetivo foi levar informações aos futuros motoristas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de junho de 2018 - 10:07
Atividade foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental
Atividade foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental -

Por Dayse Alvarenga e Alan Emiliano

“Queremos que vocês sejam multiplicadores nossos nas ruas de todo o país”. Com esse lema, agentes da Operação Lei Seca realizaram, na manhã de ontem, em Piratininga, Niterói, uma palestra para alunos do 6º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara (CApDHC, na sede da unidade. A ação fez parte do projeto “Cidadania no Trânsito”, desenvolvido por três profissionais da unidade de ensino e que visa conscientizar os jovens sobre o “universo das estradas”.

O principal objetivo da iniciativa, segundo os agentes fiscalizadores, foi levar ao público, entre 11 e 13 anos, informações relevantes para a conscientização dos futuros motoristas sobre os perigos da embriaguez ao volante.

Durante a palestra, uma simulação da visão dos motoristas após ingerir álcool chamou a atenção dos estudantes.

Uma das palestrantes, a ex-jogadora de futebol feminino, Carolina Basílio, de 34 anos, contou como a sua vida mudou após o acidente sofrido, há cerca de oito anos, em Niterói.

"Minha mãe sempre me ensinou a atravessar na faixa de pedestres e esperar o sinal vermelho. Nunca desrespeitei e acabei sendo vítima de um motorista irresponsável que me atropelou mesmo eu seguindo todas as regras de trânsito. Temos que nos conscientizar e levar essas informações para o máximo de pessoas possível, evitando com que mais pessoas sofram com a irresponsabilidade dos outros”, afirmou Carolina, que atualmente compete pela seleção brasileira de amputados de natação.

Ação faz parte de projeto educacional

O projeto “Cidadania no Trânsito” vem, desde o início do ano, realizando atividades com os alunos do sexto ano sobre assuntos relacionados ao trânsito na cidade. Os estudantes já realizaram trabalhos específicos na área e buscam levar o conhecimento adquirido com os professores para as ruas e para o ambiente familiar.

“A iniciativa vai nos ajudar bastante no presente e no nosso futuro. Temos que agradecer bastante os nossos professores, que nos ensinaram as leis de trânsito e aumentaram a nossa conscientização com relação aos perigos de acidentes”, afirmou a aluna Maria Luiza Mesquita, de 11 anos.

Segundo um dos idealizadores da iniciativa, o professor de inglês, Leanderson Pereira, as atividades são divididas em tópicos, como diferença das leis de trânsito em outros países, sinalização de vias, demonstração de estatísticas de acidentes, entre outros.

“Desenvolvemos esse projeto para os nossos alunos conhecerem o universo do trânsito mais cedo e entenderem os riscos de desrespeito das leis. Nos próximos meses, iremos criar uma cartilha sobre Educação no Trânsito com os estudantes”, afirmou o professor.

Matérias Relacionadas