Maricá lança projeto para melhorar abastecimento de água na cidade

Prefeitura vai construir barragem no Rio Tanguá

Enviado Direto da Redação
Idealizadores do projeto mostram onde ficará o reservatório

Idealizadores do projeto mostram onde ficará o reservatório

Foto: Divulgação

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem, a Prefeitura de Maricá deu o pontapé inicial para tentar melhorar o abastecimento de água na cidade, com uma grande extensão territorial (são 362km², onde cabem Niterói e São Gonçalo juntos).

A Prefeitura de Maricá vai construir com a Cedae, com recursos próprios, uma barragem no Rio Tanguá. Orçada em torno de R$ 250 milhões, a implantação vai permitir o abastecimento hídrico para todo o município, por pelos menos os próximos 20 anos. A expectativa é que o projeto fique pronto em dois anos de meio. A barragem será feita em um local identificado pelos técnicos como ideal, na divisa entre os municípios de Rio Bonito e Tanguá, para a formação de um lago com uma área de 500 hectares.

A partir desta formação, haverá condições de produzir uma vazão na ordem de 800 litros por segundo, dos quais 500 litros/segundo serão destinados para Maricá e outros o restante irá para a cidade de Tanguá.

O sistema vai funcionar com adutoras a partir do reservatório. As tubulações serão subterrâneas e terão 23km de extensão até Maricá. Ao chegar na cidade, uma parte da água será direcionada para a Estação de Tratamento de Água (ETA), já existente no Flamengo, que tem capacidade de operação de 120 litros por segundo. Outra parte será destinada para uma nova ETA, ainda sem local definido a ser construída, que tratará 400 litros por segundo.

Segundo o coordenador de saneamento da Secretaria de Urbanismo, Irinaldo Cabral, a ideia surgiu para suprir uma antiga necessidade de atender a região.

Veja mais notícias:


Mulher luta, há dois anos, para realizar cirurgia em São Gonçalo

'Princesa’ de São Gonçalo precisa de ajuda para participar de concurso

Relançamento do "Águas Limpas" marca a Semana do Meio ambiente em Niterói

Veja também