Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

São Jorge é celebrado por multidão em São Gonçalo

Fiéis lotaram capela do Lindo Parque para homenagear o santo guerreiro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de abril de 2018 - 09:33
As missas na Igreja de São Jorge, no Centro de Niterói, foram celebradas a cada duas horas durante todo o dia de ontem
As missas na Igreja de São Jorge, no Centro de Niterói, foram celebradas a cada duas horas durante todo o dia de ontem -

Por Marcela Freitas

Mais de 25 mil pessoas celebraram a memória litúrgica de São Jorge em São Gonçalo e Niterói. As comemorações pelo dia do santo contaram com missas, terços, procissão, shows e quermesses. O Santo Guerreiro tem grande devoção popular em todo o Brasil e é considerado o padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro, dos escoteiros e da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro, além de diversos países, como Inglaterra e Portugal.

Na Capela São Jorge, no Lindo Parque, em São Gonçalo, os festejos foram iniciados pela tradicional alvorada, seguida de missa. De acordo com o pároco Robson Magalhães, cerca de cinco mil pessoas costumam visitar a igreja no dia do padroeiro. “A importância de São Jorge vem do martírio. Ele ofereceu sua vida em testemunho, obediência e fé. Ele é um grande exemplo do amor a Deus”, disse.

E é nesse amor que o diretor escolar Augusto Guimarães, de 50 anos, baseia sua vida. Morador de Maricá, ele vem todos os anos para São Gonçalo para celebrar seu santo de devoção. “Minha fé em São Jorge surgiu de maneira inesperada e já dura 20 anos. Quando me casei, a única exigência que fiz à minha esposa foi que me deixasse construir uma capela no meu quintal. Faço questão de todos os anos vir aqui agradecer”, afirmou.

O mesmo sentimento é compartilhado pelo bancário Celso Luiz Afonso Figueiredo, 57. “Todos os anos venho para essa missa da manhã. Hoje, trouxe algumas pulseiras para abençoar e presentear a minha família”, revelou.

Aos 81 anos, Herodines Silva Coutinho frequenta, há pelo menos 50 anos, a capela. “Ajudei a construir essa capela que era bem pequena no passado. Cada ano que passa, a festa fica ainda mais linda”, contou.

Matérias Relacionadas