Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2334 | Euro R$ 5,5809
Search

Camelôs e lojistas voltam a ocupar calçadas em Alcântara

Prefeitura realizou ‘choque de ordem’ há uma semana no local

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de março de 2018 - 09:06
Sem fiscalização da Prefeitura , camelôs irregulares voltaram a ocupar ruas de Alcântara durante o dia
Sem fiscalização da Prefeitura , camelôs irregulares voltaram a ocupar ruas de Alcântara durante o dia -

Por Daniela Scaffo

O ‘choque de ordem’ realizado na última semana pela Subsecretaria de Fiscalização de Posturas de São Gonçalo nas ruas de Alcântara, parece ter surtido efeito apenas temporário. Na manhã de ontem, camelôs irregulares e araras de lojas já eram vistas ocupando as calçadas do centro comercial.

Um dos principais problemas foram detectados pela equipe de reportagem de O SÃO GONÇALO na Rua Doutor Alfredo Backer. A população se dividia entre o pequeno espaço para passar e até mesmo para formar filas dos ônibus. Isso porque havia barracas de camelôs em ambos os lados das calçadas.

Na mesma via e também na Jovelino de Oliveira Viana, algumas barracas se concentram até em frente de agências bancárias, dificultando a passagem dos clientes. Outras praticamente fecham os acessos dos pedestres às calçadas.

Na Yolanda Saad Abuzaid, a confusão diminuiu, mas ainda é possível ver camelôs irregulares atuando na rua, conhecida como ‘Calçadão de Alcântara’. Alguns chegaram a ameaçar a equipe de reportagem durante os flagrantes fotográficos com frases como: ‘Eu vou achar vocês’, ‘Vamos juntar todo mundo e caçar os repórteres’, entre outras.

Mas o problema não é visto apenas por parte dos camelôs. Lojistas da João Caetano, Silvio Romero e Yolanda Saad Abuzaid também utilizam parte das calçadas com araras e bancadas com roupas.

Segundo o presidente da Associação Comercial do Alcântara (Aceira), Fabiano Rodrigues, os lojistas buscam na prefeitura a ocupação do solo público, mas encontram dificuldades na hora de se regularizar. “Precisamos de um sistema que facilite, mas sem atrapalhar os consumidores”, declarou.

A Subsecretaria de Fiscalização de Posturas informou que tem realizado ações diariamente nos principais pontos da cidade. De acordo com a nota, uma operação foi realizada nesta segunda-feira, além de outras que ocorreram no final de fevereiro e início deste mês. As ações tem como objetivo fiscalizar os ambulantes legalizados e intimar quem estiver usando o espaço de forma indevida. As pessoas que estão irregulares também estão sendo cadastradas para receberem vaga assim que possível.

Matérias Relacionadas