Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Lama impede aulas em São Gonçalo

Estragos aconteceram nas últimas chuvas que atingiram a cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de março de 2018 - 08:52
Cerca de 300 estudantes estão sem estudar em Ipiíba, desde o temporal da semana passada
Cerca de 300 estudantes estão sem estudar em Ipiíba, desde o temporal da semana passada -

Por Dayse Alvarenga e Alan Silva

Parece mentira, mas não é. Cerca de 300 alunos do Ciep 414 Municipalizado Tarso de Castro, no bairro Ipiíba, em São Gonçalo, estão impossibilitados de assistir às aulas desde o último dia 22 por conta dos estragos das últimas chuvas que atingiram a cidade. A rua da unidade escolar está repleta de lama e esgoto, o que impossibilita a entrada e saída dos estudantes, professores e funcionários.

O cenário é assustador e preocupa os pais dos alunos, que perdem aulas por um motivo inusitado e constrangedor. Os relatos são de que o problema é recorrente, ou seja, sempre que chove no bairro, as ruas ficam alagadas, e ninguém consegue entrar na escola.

“Não é a primeira vez que isso acontece com a principal escola do bairro. Alunos não conseguem entrar na unidade. É muita lama, mato e nenhuma infraestrutura”, afirmou o presidente da associação de moradores do bairro, Alvaro Sampaio, de 34 anos.

Ainda segundo ele, os relatos de preocupação dos pais dos alunos são diversos, questionando sobre se é possível uma melhoria nas condições de estudo da escola, já que os problemas são constantes.

“Os alunos que estão sendo prejudicados são todos: da creche ao 9º ano do ensino fundamental, cerca de 300 alunos. Quando chove, é isso. As entradas dos dois portões da escola ficam alagadas, sem nenhuma condição de entrar no colégio. Mas além da água das chuvas tem também o esgoto a céu aberto, que impede a abertura do portão de entrada”, afirmou um funcionário que preferiu não se identificar, com medo de represálias.

Solicitações sem sucesso 

Moradores e pais de alunos relataram que já tentaram entrar em contato diversas vezes com a Prefeitura de São Gonçalo sobre o problema de falta de condições básicas para os alunos, mas não obtiveram retorno.

"Tentamos entrar em contato com a Prefeitura, mas não conseguimos falar com ninguém e nem saber se vamos receber alguma ajuda. Meu filho, como todos os demais alunos, está há uma semana sem ter aulas por irresponsabilidade da Prefeitura que não realiza obras de urbanização na rua. É lamentável passar por tudo isso", afirmou o autônomo Francelino Filho, de 64 anos. 

A Prefeitura informou que "as aulas perdidas serão repostas e uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano vai ao local na próxima segunda (5) para realizar reparos na via".

Matérias Relacionadas