Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Mais gastos com lixo em São Gonçalo

Condomínios foram obrigados a construir lixeiras com acesso externo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de fevereiro de 2018 - 12:19
Condomínios de São Gonçalo foram orientados pela gestão municipal a construir lixeiras na parte externa
Condomínios de São Gonçalo foram orientados pela gestão municipal a construir lixeiras na parte externa -

Em 2012, os condomínios de São Gonçalo foram orientados pela gestão municipal a construir lixeiras na parte externa de suas edificações para evitar que o lixo fosse deixado nas ruas. Na época, os coletores eram obrigados a pegar a chave na portaria e retirar o lixo, só no momento da coleta. Mas a determinação que permitia uma cidade mais limpa, hoje não existe mais. Agora, os condomínios que não colocarem seus lixos nas calçadas, ficam sem o recolhimento.

Sem horário certo para a coleta, os condomínios são obrigados a colocar o lixo na rua pela manhã. Zelador de um condomínio na Rua José Mendonça de Campos, Charles Paulino, conta que no passado o condomínio não tinha a lixeira e foi orientado a construir para obedecer as regras, mas que com a nova gestão municipal, a medida caiu em desuso e se o lixo não for colocado na rua, a coleta é negada. 

“Os coletores não tem hora para passar e, como nossos funcionários trabalham em horário comercial, colocamos o lixo logo cedo para garantir a limpeza da área. Além do custo da construção da lixeira que permitia um local mais limpo e bem cuidado, temos agora o custo com sacos de lixo. Muitas vezes a coleta demora tanto que passam animais e até mesmo recicladores aqui que rasgam a sacola para pegar o lixo. No Carnaval, gastamos 40 sacos a mais por conta dessa demora na coleta. Antes ficava tudo armazenado na lixeira e com a calçada limpa. Tivemos aqui uma média de 10% no aumento do IPTU, mas sem nenhuma perspectiva de melhora”, explicou Charles. 

A Subsecretaria Municipal de Limpeza Urbana esclareceu que "não houve mudança em relação ao procedimento. Os condomínios viabilizam acesso ao local de concentração do lixo e lixeiras particulares, mantendo a porta da lixeira aberta nos dias de coleta (conforme calendário preestabelecido), para que os funcionários da empresa Marquise recolham o material". 

Matérias Relacionadas