Devotos fazem homenagem a Yemanjá

Cerimônia acontece hoje na Praia de Charitas, Niterói

Enviado Direto da Redação

Foto: estagiario1


Hoje, a partir das 17h, a ‘Rainha do Mar’ receberá a tradicional homenagem, na Praia de Charitas, em Niterói. Como acontece há 25 anos, praticantes e simpatizantes vão levar barcos, flores e demais ofertas para a cerimônia do Presente de Yemanjá. A edição deste ano vai celebrar a trajetória de três importantes personalidades da fé: Mãe Beata de Yemanjá (in memorian), Mãe Regina D’Oxossi e Ogan Marmo.


Mãe Beata de Yemanjá chegou no Rio de Janeiro na década de 1960, fugindo de um marido machista e das imposições de uma sociedade rígida. Mãe Regina D´Oxóssi prestou inúmeros serviços ao Candomblé. Foi radialista e é fundadora do primeiro Coral Sacro Afrodescendente do Rio, o Igbá Odé. Ogan José Marmo da Silva, por sua vez, é secretário-executivo da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e integrante do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde.


Além de manter a tradição da cerimônia, Niterói possui leis em defesa das religiões de matriz africana, entre elas a 2.460/07, que estabeleceu o Dia Municipal do Presente de Yemanjá no dia 02 de fevereiro.


Veja também