Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Dia de Iemanjá será comemorado em São Gonçalo

Evento terá shows e apresentações

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de janeiro de 2018 - 11:37
Imagem ilustrativa da imagem Dia de Iemanjá será comemorado em São Gonçalo

Um dia de alegria e muita devoção para saudar a “Rainha do Mar”. É neste clima que será realizado o “9º Presente de Iemanjá”, que acontecerá no dia 4 de fevereiro, na Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo. O evento, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes (Fasg), tem entrada gratuita.

Segundo os organizadores do evento, os presentes que serão oferecidos durante a procissão serão arrumados, bem cedo, por babalorixás e ialorixás, e por volta das 8h, haverá o cortejo de Iemanjá, para a entrega dos presentes oferecidos à “Rainha do Mar” e aos ancestrais da mãe África em meio a agradecimentos, pedidos e orações.

Além do cerimonial, a programação, que deve durar até as 16h, contará ainda com apresentações de jovens de matrizes africanas com coreografias, dança e capoeira e show com o grupo Vai Por Mim.

Ainda segundo os organizadores do evento, todo material utilizado na construção dos presentes de Iemanjá é biodegradável. 

É importante pensar de maneira ecológica, ou seja, se Iemanjá é água e água é um bem sagrado, devemos preservar, manter a praia limpa. Assim utilizamos papel, tecido e material orgânico. Os barquinhos são de papel e goma, os apetrechos são de papel e tecido, as vasilhas são de papel, utilizamos pedras e conchas na ornamentação, alimentos, frutas e flores que se decompõem na natureza”, ressaltou Mãe Márcia D Oxum.

Apesar do dia de Iemanjá ser comemorado no dia 2 de fevereiro, a festa em São Gonçalo é tradicionalmente realizada no primeiro domingo após o dia 2. Cerca de 3 mil pessoas são esperadas para a festa.

Matérias Relacionadas