Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Trânsito ‘sem lei’ em São Gonçalo

Motoristas usam pistas de rolamento como estacionamento

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 13 de janeiro de 2018 - 08:41
As imensas filas podem ser observadas diariamente nas vias dos principais corredores viários, em diversos bairros do município
Bairro Rocha
As imensas filas podem ser observadas diariamente nas vias dos principais corredores viários, em diversos bairros do município Bairro Rocha -

Por Marcela Freitas

Caminhões descarregando em local proibido, motos sobre as calçadas e carros parados dos dois lados da via, ocupando uma faixa que seria para a fluidez do trânsito. Essas são apenas algumas das infrações no trânsito que O SÃO GONÇALO flagrou na manhã de ontem, em diversos bairros, como Paraíso, Barro Vermelho, Santa Catarina e Rocha. Em alguns locais, a justificativa dos motoristas era a mesma: a falta de placas de sinalização mas, mesmo quando elas existem, o Código Nacional de Trânsito não é obedecido. O resultado são os longos engarramentos associados à falta de segurança para os pedestres que, muitas vezes, precisam se arriscar na travessia.

Na Rua Francisco Portela, no Paraíso, o problema seria facilmente resolvido se houvesse ordenamento no trânsito, obediência às leis e fiscalização para aqueles que se negam a cumprir. Em julho do ano passado, OSG mostrou os transtornos causados pelo estacionamento irregular no trecho, que, em horários de rush, provoca longos engarrafamentos.

Um dia após a publicação, a Guarda Municipal realizou no local a “Operação Parada Certa”, que tem como objetivo orientar e fiscalizar os motoristas com a intenção de coibir estacionamentos em locais proibidos. Mas sem manutenção da operação, a rua voltou a ficar tomada de carros nos dois sentidos da via.

“O fato de não ter sinalização, acaba levando os motoristas ao erro. Acho que a Prefeitura tem que fazer o dever de casa para depois cobrar a lição”, disse um comerciante que preferiu não se identificar.

Em outras vias principais como as ruas Pio Borges, no Barro Vermelho; Getúlio Vargas em Santa Catarina e Salvatori, no Rocha, os problemas se repetem. Nesta última, nem as placas de proibido parar e estacionar vem sendo respeitada.

“A desculpa dos motoristas é sempre que é rapidinho e, como é uma área cercada de muito comércio, a infração virou rotina. Mas não vemos nenhuma ação proibitiva aqui, apesar da aproximação com a base da Guarda Municipal que fica aqui no bairro”, disse uma moradora da região que também preferiu não se identificar.

Matérias Relacionadas