Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2113 | Euro R$ 5,5412
Search

Sala de apoio ao aleitamento materno é inaugurada em Alcântara

O novo espaço fica dentro da maternidade municipal

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de novembro de 2017 - 09:15
A sala é um espaço dentro da maternidade, onde a mulher terá auxílio de profissionais
A sala é um espaço dentro da maternidade, onde a mulher terá auxílio de profissionais -

A secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo realizou ontem, a inauguração da sala de apoio ao aleitamento materno da Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara. O novo espaço permite que mães, com dificuldade de amamentação, sejam orientadas por enfermeiras sobre como ordenhar o leite para ofertá-lo aos seus bebês. O objetivo é estimular o aleitamento materno ensinando técnicas de amamentação às mães.

“Já fizemos várias melhorias na qualidade da assistência aos recém-nascidos na maternidade e esta é mais uma. Assim, mãe e filho poderão vivenciar o ato da amamentação sem dificuldade”, explica o Prefeito, José Luiz Nanci.

A sala é um espaço dentro da maternidade onde a mulher, com conforto, privacidade e segurança, terá o auxílio de técnicos de enfermagem e enfermeiros, na realização das técnicas de amamentação. Segundo o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, esta é uma maneira de apoiá-las na continuidade do aleitamento materno.

“O leite materno atende a todas as necessidades nutricionais do recém-nascido, previne contra alergias e colabora para a formação do sistema imunológico. Essa dificuldade é enfrentada por muitas mulheres no início da amamentação e, sem apoio, muitas desistem. Com esse auxilio elas serão incentivadas a realizar a amamentação, que é um ato de amor”, avalia.

De acordo com a coordenadora do projeto, a enfermeira-obstetra Regina Carreira, além do problema na pega, outros como inflamações, baixa produção, mama empedrada e fissuras provocadas por fungos são os mais comuns que aparecem todos os dias no banco de leite. “Cerca de 80% deles tem solução e podem significar a conquista do maior gesto de aproximação entre mãe e filho. Muitas vezes a posição também ajuda na hora da amamentação. O vínculo entre eles se fortalece com contato pele a pele e no olhar”, conta.

Matérias Relacionadas