Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Cantareira recebe a 9ª edição do ‘Viva Zumbi’ em Niterói

Dia de comemoração à Consciência Negra

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de novembro de 2017 - 12:20
Imagem ilustrativa da imagem Cantareira recebe a 9ª edição do ‘Viva Zumbi’ em Niterói

No dia em comemoração à Consciência Negra, dia 20 de novembro, acontece a 9ª edição do “Viva Zumbi”, na Praça Leoni Ramos, na Cantareira, em Niterói, onde são esperadas cerca de 4 mil pessoas. O evento, que já é tradição na cidade, reúne feira de artesanato e diversas manifestações da cultura negra, como apresentações de jongo, capoeira, hip hop, samba, exposição fotográfica, tenda de religiões de matrizes africanas, além da tradicional feijoada servida gratuitamente ao público.

“Dialogar a igualdade racial é muito importante para travar e continuar a nossa luta diária. Muitas pessoas acham que é exagero, mas não é. O racismo existe e em todas as classes sociais é preciso lutar contra essa realidade. As políticas de igualdade social precisam crescer, já que mais da metade dos brasileiros são negros”, explica a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Verônica Lima.

No dia 20, o festival “Viva Zumbi” acontece por cerca de 12 horas e centenas de pessoas circulam pelo local o dia todo. O evento também destaca as experiências de relações e interações étnico-culturais estimulando a construção da autoestima das pessoas negras através da beleza e riqueza artística e o (re)conhecimento da cultura negra e africana no Brasil. Ao longo do evento estarão dispostas fotos e histórias de várias personalidades negras que fizeram a diferença na história do país.

Matérias Relacionadas