Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Praça abandonada em São Gonçalo é ocupada por moradores de rua e usuários de drogas

Preocupação para moradores e comerciantes

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de novembro de 2017 - 09:49
>> Segundo moradores, local virou ponto de uso de drogas
>> Segundo moradores, local virou ponto de uso de drogas -

Se no passado, a Praça Chico Mendes era uma importante área de lazer da cidade, hoje ela é um um transtorno para os moradores da região. O motivo é a ocupação desordenada da área, que há algum tempo, vem sendo tomada pela população em situação de rua.

A grande preocupação de moradores e comerciantes do Raul Veiga é a respeito da segurança, já que o local teria virado a nova ‘cracolândia’ da cidade. “A Prefeitura iniciou a obra na segunda praça e parou. Sem qualquer fiscalização na primeira praça, a área foi tomada. Eles tinham ao menos que colocar tapumes aqui para impedir essa invasão. O local está muito inseguro, além de sua desvalorização”, disse um morador.

Um comerciante contou que as vendas caíram muito e, ele já estuda deixar seu comércio. “Nossas vendas caíram aproximadamente 40%. Muitas pessoas tem medo de passar por aqui, principalmente as mulheres. Ao que sabemos, além de dormir aí, eles também fazem uso de drogas, o que nos deixa ainda mais apreensivos. A Prefeitura tem projetos, mas queremos ação e manutenção. A reforma dessa praça foi boa, mas não houve manutenção necessária. Aqui, poderiam ser construídos uma série de coisas, como lanchonetes, o próprio terminal ou ainda retirar esse trecho para ganharmos mais pista e solucionar os crônicos problemas de engarrafamentos. O que não pode é ficar assim”, afirmou um comerciante sem se identificar.

A Secretaria de Desenvolvimento Social informou que são realizadas, ações periódicas no local, inclusive junto à Guarda Municipal, e equipes formadas por educadores e assistentes sociais. Os principais objetivos das abordagens são identificar famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com direitos violados; promover ações de reinserção familiar e comunitária e garantir a cidadania destes, que em sua maioria, estão em situação de rua pelo uso abusivo de álcool e outras drogas.

A Prefeitura planeja também transformar o local em um terminal rodoviário e já está realizando estudos para execução do projeto.

Matérias Relacionadas