Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Bebê precisa de transplante e família faz campanha para encontrar doador em São Gonçalo

Menino de 1 ano e 8 meses tem doença rara

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de novembro de 2017 - 09:59
>> João, de apenas um ano e oito meses, tem doença rara e precisa da doação de medula óssea
>> João, de apenas um ano e oito meses, tem doença rara e precisa da doação de medula óssea -

Uma família gonçalense precisa encontrar uma pessoa muito especial. O motivo? O bebê João Phillipe Martins Paiva, de um ano e oito meses, precisa de doação de medula óssea. E para encontrar alguém 100% compatível com ele, os pais realizam a 4ª Caravana ‘Todos pelo João’ no próximo dia 25 de novembro com saída em um ônibus, às 7h, de Rio do Ouro, em São Gonçalo, com destino ao Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Centro do Rio. Os interessados em ajudar só têm que comparecer e doar 5ml de sangue para o exame de compatibilidade.

O bebê, que mora no Engenho do Roçado, é portador da síndrome de Wiskott-Aldrich, uma doença genética rara que compromete o sistema imunológico e impede que a criança possa ficar em aglomerações, já que tem imunidade baixa. Para ajudar o menino a vencer esse desafio, os familiares convocam os moradores de São Gonçalo e Niterói através das redes sociais e da página que criaram para divulgar a campanha – “Todos pelo João”.

Para Solange Martins, mãe do bebê, a campanha é uma ajuda também para outras pessoas. “Eu chamo de Campanha Solidária porque mesmo que o doador não seja 100% compatível com o meu filho, estaremos de alguma forma ajudando outras pessoas que também precisam da doação de medula”, afirma Solange, que realiza o tratamento de João no Hospital dos Servidores, no Centro do Rio, três vezes na semana.

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade; estar em bom estado geral de saúde; não ter doença infecciosa ou incapacitante; não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

Lembrando que algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Para aderir à campanha e ajudar o João é só entrar em contato com Solange através do telefone (21) 99786-9749 ou entrar na página no Facebook “Todos pelo João”. O Inca fica na Praça da Cruz Vermelha, 21, no Centro do Rio. Mais informações sobre o instituto, (21) 3207-1000.

Matérias Relacionadas