Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Escolas ‘na paz’ em São Gonçalo

Programa foi iniciado em 2016

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de outubro de 2017 - 09:57
Guarda está levando programa Escola na Paz para colégios
Guarda está levando programa Escola na Paz para colégios -

A Guarda Municipal de São Gonçalo, através do Grupamento Especializado de Ronda Escolar (Gere), têm contribuído de uma forma diferente para diminuir o índice de ocorrências entre jovens na cidade. Desde o ano passado, o órgão está levando o programa Escola na Paz para os colégios municipais para proporcionar uma cultura de harmonia aos estudantes.

O programa, segundo a coordenadora do Gere, Andréa Maria Silva Rosa, contém vários projetos distintos em seu interior. E a ideia vem trazendo resultado.

 “Dentro do programa, nós disponibilizamos vários projetos. Temos o teatro de fantoche, a mini cidade de trânsito, que é algo bem lúdico, a bola mania, matroginástica, que inclui atividades com os pais também, o momento do saber, que inclui palestras, o papo-reto, entre outros. E isso dá resultado, diversas diretoras de escolas falam com a gente que tudo mudou após a chegada do projeto”, explicou.

Em pouco mais de um ano de programa, a Gere já conseguiu atuar em boa parte das escolas de São Gonçalo. Entre trabalhos com adolescentes e crianças de menor idade, o Escola na Paz já passou por 85 centros educacionais.

“Hoje, nós temos 114 escolas no município, e infelizmente não conseguimos atuar em todas. Mas já estivemos em 85 delas. Nós temos estudos e visitamos onde existem maior número de ocorrências. No entanto, também temos o trabalho de prevenção, que é quando entra a oficina lúdica”, disse.

Todo esse trabalho merece muito esforço e uma boa quantidade de pessoas. Porém, o grupamento que faz o serviço tão importante conta com apenas 11 profissionais. “Existe uma tendência de aumento no nosso quantitativo”, contou.

Matérias Relacionadas