Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Moradores do Jardim Bom Retiro fazem rede de água mas permanecem sem abastecimento

Sonho de ter água encanada parece distante

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de outubro de 2017 - 10:44
>> Água que enche as caixas de água vem de poços artesianos
>> Água que enche as caixas de água vem de poços artesianos -

“Nós estamos abandonados aqui”. Esse é o desabafo dos moradores do bairro Jardim Bom Retiro, em São Gonçalo. Água, iluminação pública e saneamento básico nunca foram fornecidos ao bairro, que recebeu melhorias através dos próprios moradores.

Há três meses, a esperança dos moradores em ter água encanada foi acendida. Eles compraram canos e fizeram as suas próprias redes, mas, nesse tempo, a água foi ligada somente duas vezes.

O aposentado Luiz Carlos, de 52 anos, morador do bairro há 20 anos, disse que não aguenta mais viver nessa situação. Segundo ele, a Cedae alega que a obra deve ser feita pela Prefeitura, que nunca esteve no local. A água em sua casa chega através de um poço, que enche apenas meia caixa d’água.

“Tudo que temos aqui foi feito pelas nossas mãos. Tivemos que fazer a obra do esgoto porque era a céu aberto e mal podíamos andar pela rua. Agora, compramos os canos, fizemos a rede, mas não ligam a água”, conta o aposentado.

Outra moradora, Mônica Mendonça, 43, contou o sufoco que passa para conseguir realizar as tarefas domésticas. Segundo ela, a única água utilizável que chega em sua casa é cedida por um vizinho que tem poço. Em sua casa, há água encanada. No entanto, a água que cai é suja.

“Nós fomos esquecidos. Não tem luz no poste, não tem asfalto na rua... eu preciso contar com a bondade do vizinho para ter água potável. Se ele não estiver em casa, não tenho água”, contou a dona de casa.

As assessorias de imprensa da Prefeitura de São Gonçalo e da Cedae foram procuradas, mas não deram retorno até o fechamento desta edição.

Matérias Relacionadas