Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

São Gonçalo promove ‘blitzes’ de prevenção contra a sífilis

400 casos da DST na cidade em 2017

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 01 de outubro de 2017 - 10:54
As ações começaram na semana passada com distribuição de panfletos e realização de testes
As ações começaram na semana passada com distribuição de panfletos e realização de testes -

Conscientização sobre prevenção contra a sífilis, doença sexualmente transmissível com um crescente número de casos no Brasil.

Esse é o objetivo da “Blitz da Saúde”, projeto recém-criado pela Secretaria de Saúde de São Gonçalo que teve a primeira ação realizada na última quinta-feira, no Mutondo.

O secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha, destaca que somente este ano em São Gonçalo, foram identificados 400 casos da doença. Em 2010, foram registrados somente 50 casos da sífilis, que tem tratamento rápido, assim como o diagnóstico, que pode ser feito com um teste que apresenta resultado pronto em 20 minutos.

“É importante que as pessoas tenham consciência de usar preservativos nas relações para não contraírem DSTs. Nosso objetivo é frear os casos de sífilis, que era uma doença controlada e tem aumentado, ganhou status de epidemia nos últimos meses. As pessoas não têm conhecimento das consequências desta doença, que podem levara à cegueira e doenças neurológicas”, explicou Gadelha.

“Uma das principais causas da doença é a redução do uso do preservativo. É importante lembrar que não existe uma vacina. A única forma de prevenir a sífilis é através do sexo seguro. Muitas pessoas só procuram tratamento na segunda fase da doença. Elas não têm costume de fazer nenhuma testagem. Ela se desenvolve de várias formas, em diferentes estágios, e é transmitida por relação sexual sem proteção, ou da gestante para o bebê”, orienta Evelin.

O programa municipal de DST/Aids e Hepatites Virais conta com o Centro de Testagem Anônima, onde qualquer pessoa pode realizar o teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C com orientação de psicólogos e assistentes sociais. Além disso, diversos profissionais, como infectologistas, hepatologistas, nutricionistas, ginecologistas, psicólogos, assistente sociais, dentistas e pediatras realizam o tratamento dos portadores da doença após a confirmação do diagnóstico. A coordenação também realiza a distribuição de preservativos e material educativo para a população.

A Coordenação Municipal de DST/Aids funciona na Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho, na Rua Heitor Levi, 34, e atende no número 2624-5756 e no email coorddstaidssg@yahoo.com.br.

Matérias Relacionadas