Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2113 | Euro R$ 5,5412
Search

Policlínica do Vila Três está pronta, mas atendimentos continuam no PAM Alcântara

Falta de manutenção está deteriorando construção

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de setembro de 2017 - 09:30
A Policlínica do Vila Três está, aparentemente, pronta. Mas espaço está abandonado enquanto os atendimentos continuam em prédio velho e alugado em Alcântara
A Policlínica do Vila Três está, aparentemente, pronta. Mas espaço está abandonado enquanto os atendimentos continuam em prédio velho e alugado em Alcântara -

Por Marcela Freitas

A entrega da construção da Policlínica do Vila Três, em São Gonçalo, ainda é uma incerteza. A obra, iniciada há seis anos após a desativação de uma área de lazer no bairro, ficou parada por alguns anos e foi retomada no ano passado. Aparentemente pronta, a construção – que abrigaria os profissionais e os serviços oferecidos no Posto de Atendimento Médico (PAM) de Alcântara – está abandonada.

Além da falta de manutenção e do que já está pronto estar se deteriorando, a Prefeitura gasta com pagamento de aluguel pelas instalações antigas e precárias do PAM Alcântara. “Não aguentamos mais tantas promessas. Investiram tanto dinheiro, que não retornou em nada para os moradores e está sendo perdido. Eles tiraram até a placa porque sempre questionávamos o valor da obra. Entra governo e sai governo e nada muda. Só perdemos o nosso dinheiro e o campo de futebol”, reclamou o pedreiro Marcelo de Moura, de 42 anos.

O mecânico Jonas de Souza, 30, disse que a policlínica traria melhorias para o bairro. “O que temos aqui é um “elefante branco”,reclamou.

A Prefeitura de SG informou que sobre a clínica, na qual a obra parou no governo anterior, a previsão é retomar obras até fim do ano.

Referência em oftalmologia e diabetes

Segundo dados do governo passado, no PAM são realizados, em média, 300 atendimentos por dia e a ideia seria triplicar esses atendimentos, já que o novo prédio oferece uma locação muito diferente da área alugada, que é escura e tem problemas estruturais. “Ter uma nova unidade seria muito bom. Esse prédio é muito sujo e largado. Não sabia que era alugado. Mas não queremos só beleza, precisamos de médicos. Aqui é uma ‘via crucis’ para marcar um especialista. Temos que madrugar e, às vezes, a consulta demora meses”, disse a doméstica Maria José de Almeida, de 52 anos.

Especialidades – A nova policlínica foi construída para abrigar as 21 especialidades médicas que hoje funcionam no PAM Alcântara: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, neurologia, obstetrícia, clínico geral, pediatria, angiologia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, gastrologia, hematologia, endocrinologia pediátrica, dermatologia, alergista, reumatologia, cirurgia vascular e urologia.

O objetivo ainda era tornar a unidade em referência oftalmológica e no atendimento integral ao paciente com diabetes. O espaço também abrigaria um laboratório de análises clínicas.

Matérias Relacionadas