Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Gonçalense faz tratamento em Niterói por falta de atendimento no município

Peregrinação em busca de exame

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de setembro de 2017 - 10:06
 Esposa de Gelson mostra pedido de exame que ele precisa
Esposa de Gelson mostra pedido de exame que ele precisa -

Sofrendo com a síndrome do Parkinson (doença do cérebro, que provoca tremores e dificuldade na coordenação) há quatro anos, Gelson da Silva Sampaio, de 51 anos, vê seus problemas de locomoção se agravarem por falta de um tratamento correto em São Gonçalo. Necessitando da realização de uma ressonância no crânio, Gelson peregrina em busca do exame na rede municipal de saúde. Ele conta que nem o tratamento médico na rede ele conseguiu, tendo que ir buscar especialista em neurologia no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), no Centro de Niterói.

Com consulta marcada para o próximo mês, Gelson necessita do exame que, desde agosto, tenta conseguir. “Para que o médico entenda o funcionamento do meu cérebro, necessito deste exame. Tomo mais de seis medicações diárias e os tremores pioram a cada dia. A falta deste exame está comprometendo meu diagnóstico correto. Mas, para realizá-lo, preciso ser anestesiado, já que os tremores são involuntários. Só que o município não faz esse exame. Me pediram para levar um anestesista. Não tenho a menor condição de contratar um profissional se o salário que ganho é todo para comprar remédio”, disse ele, que trabalhava como lanterneiro e hoje recebe um salário do auxílio doença do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).

Ainda segundo Gelson, os problemas começaram em 2013, quando sua família começou a notar dificuldades em sua locomoção. “Busquei médicos no posto e o encaminhamento demorou mais de oito meses. Através de um conhecido, consegui atendimento no Huap, que fechou esse diagnóstico de síndrome de Parkinson. Fico muito triste em não receber auxílio necessário em meu município. Sou nascido e criado nesta cidade e estou abandonado. Não temos direito a nada. Não aguento mais esses tremores. Não escolhi estar assim. Mas se estou, mereço, no mínimo, tratamento em minha cidade”, reclamou. 

A secretaria municipal de Saúde informou que o Estado não tem convênio para a realização deste serviço, mas alega que o atendimento ao paciente já está sendo agendado.

Matérias Relacionadas