Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Prefeitura de S. Gonçalo quer passar Parada LGBT para o bairro Patronato

Para a edição deste ano, a ONG espera cerca de 80 mil pessoas.

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de julho de 2017 - 07:00
Santa Diversidade sugeriu que o itinerário seja invertido
Santa Diversidade sugeriu que o itinerário seja invertido -

Por Sany Medeiros e Letícia Lopes

Caminhando para a 14ª edição, a Parada LGBT de São Gonçalo corre risco de mudar de itinerário. A Prefeitura de São Gonçalo teria proposto à ONG Liberdade/Santa Diversidade, que organiza o movimento, que o local da parada mudasse do Centro para o Patronato.

O grupo enviou uma carta aberta à Prefeitura argumentando pela permanência da parada no trajeto dos anos anteriores, propondo apenas que o itinerário – da Praça Estephânia de Carvalho ao Clube Mauá – seja invertido. “Essa é a nossa proposta, sendo o local mantido, assim como os outros movimentos de contestação ou religiosos”, diz o documento.

O jornalista Well Castilhos, fundador da ONG, ressaltou a importância política do local onde a parada é realizada. “Passamos pela Câmara, pela Prefeitura, por igrejas. A palavra chave é visibilidade. Ir para a Praça dos Combatentes é um retrocesso, uma forma de esconder a gente, voltar com os LGBTs ‘pro armário’”, diz, explicando ainda que a organização deu entrada com a documentação junto ao governo municipal para apoio logístico com trânsito e banheiros químicos.

Well ainda pontuou que o grupo “não precisa” de autorização da Prefeitura para se manifestar, já que o direito à manifestação é garantido pela Constituição. “Existem dois tipos de movimento: de celebração e contestação”, finalizou.

Para a edição deste ano, a ONG espera cerca de 80 mil pessoas. Entre as atrações, está confirmada a participação do ator Silvero Pereira, que dá vida ao motorista Nonato e a travesti Elis Miranda na novela “A Força do Querer”, da Rede Globo.

Matérias Relacionadas