Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Projeto conecta 860 imóveis à rede de esgoto em Niterói

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de julho de 2017 - 11:00

Implantado em 2013 com o objetivo de diminuir o lançamento de efluentes sem tratamento na Baía de Guanabara e nas lagoas de Niterói, o projeto Se Liga apresenta resultados expressivos: 862 imóveis do município de Niterói se conectaram à rede de esgotamento sanitário. Com isso, menos 336.180 litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados na baía e nessas lagoas diariamente.

O programa é fruto de um termo de cooperação técnica firmado entre a Concessionária Águas de Niterói e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Desde então, a concessionária repassa à Superintendência Regional Baía de Guanabara do Inea, um levantamento prévio dos imóveis que não possuem conexão com a rede coletora. Posteriormente, os proprietários dos imóveis são notificados pelo Inea a se adequarem em até 60 dias, conforme preconiza o Decreto Estadual nº 41.310/2008.

Desde a sua implantação, foram emitidas 961 notificações a imóveis situados nas bacias hidrográficas dos rios Arrozal, Jacaré, Santo Antônio, João Mendes, Camboatá e São Francisco, bem como em bairros das zonas Sul e Norte de Niterói. Dessas, 862 notificações já foram atendidas, perfazendo uma eficácia de 90% de atendimento.

– O resultado se torna ainda mais significativo quando se considera a emissão de notificações diretamente para condomínios: nos bairros de Pendotiba e Maria Paula, 18 condomínios foram notificados, totalizando 656 residências. Assim, pode-se considerar que 1.617 imóveis foram identificados com fins de conexão à rede coletora de esgoto – afirmou o superintendente Regional Baía de Guanabara, Paulo Cunha.

Segundo Paulo Cunha, além dos ganhos com relação a ligação dos imóveis à rede de esgoto, outros benefícios resultam como frutos indiretos do Se Liga.

– A Associação de Moradores e Amigos do Jardim América vem demonstrando interesse em firmar uma parceria com o Inea para transformar o bairro em um modelo de sustentabilidade – disse Paulo Cunha.

O projeto se estendeu à Ilha da Conceição, bairro situado na Zona Norte de Niterói. Ao todo, 97 imóveis  não conectados à rede de esgoto foram identificados pela concessionária, sendo que 64 já foram notificados.

Matérias Relacionadas