Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Projeto de restauração da Fazenda Colubandê retorna à estaca zero

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de julho de 2017 - 11:00
A Fazenda Colubandê é um importante patrimônio histórico
A Fazenda Colubandê é um importante patrimônio histórico -

Marco da arquitetura colonial, a Fazenda Colubânde, em São Gonçalo, ainda se encontra em estado de abandono. Ainda sem previsão para a restauração, o espaço que abriga um casarão e a Capela de Santanna, tem sido destruído pelo tempo, falta de cuidados e ação de vândalos.

De acordo com o presidente do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro (Ipharj) e membro do Conselho Estadual de Tombamento, Claudio Prado de Mello, na última licitação as cinco empresas que se mostraram interessadas, acabaram desistindo, com receio de que o Governo do Estado não honrasse com os pagamentos.

“O último edital falhou porque uma pessoa de São Gonçalo, que não vou divulgar o nome, se ocupou de disseminar entre as empresas, que elas não iriam receber. Mas, o que importa é que terão novas licitações e estamos pressionando o Governo do Estado para que isso seja feito o quanto antes. Na verdade essa restauração é prevista em ação que vem sendo acompanhada pelo Ministério Público”, afirmou.

Para evitar a depredação do espaço, Claudio contou que estão sendo feitas algumas ações no local. A próxima deve acontecer no final do mês.

“Realizamos reuniões periódicas do Conselho Estadual de Tombamento e na próxima, no dia 11, teremos como tema a Fazenda. Vamos propor um novo edital, já que o primeiro falhou. Estamos acompanhando de perto esse processo e vamos realizar, no final do mês, um evento com teatro, oficinas e limpezas do espaço. A data ainda será definida”, afirmou.

A Empresa de Obras Públicas do Estado, através de sua assessoria de imprensa, informou que está sendo formalizado um novo processo de licitação.

Matérias Relacionadas