Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2124 | Euro R$ 5,5606
Search

Terreno baldio vira jardim colorido em São Gonçalo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 07 de julho de 2017 - 11:00
Ana Barreto e o marido limparam terreno baldio e o transformaram em jardim com pneus usados
Ana Barreto e o marido limparam terreno baldio e o transformaram em jardim com pneus usados -

Por Marcela Freitas

Colorir é inspirar. É pensando assim que Ana Barreto Viana e seu marido Sérgio Viana, ambos de 56 anos, resolveram mudar o tom das cores que viam por suas janelas. O verde do mato e o lixo depositado em um terreno baldio em frente a sua casa ganharam cores e transformaram o ambiente onde vivem. Há pouco mais de um mês, a Rua Expedicionário Ananias de Holanda, em Maria Paula, ganhou um jardim com muitas flores e frutos.

Para isso, eles usaram pneus que servem como vasos e evitam o descarte irregular em pontos da cidade. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas se entusiasmem e multipliquem essa ideia. Aqui, era uma área degradada e pouco cuidada, que oferecia riscos à segurança e à saúde. Conseguimos motivar muita gente e isso é muito gratificante”, contou.

Para Sérgio, se cada um fizer um pouco, a cidade pode ficar melhor. “Não adianta só reclamar dos órgãos públicos. É preciso fazer nossa parte. Mesmo com a coleta de lixo acontecendo, três vezes na semana, as pessoas descartavam lixo neste terreno. Tivemos uma pequena resistência, mas 99% das pessoas entenderam a necessidade de agir”, afirmou.

E foi a partir da iniciativa do casal, que a dona de casa Maria da Penha Roberto, 57, resolveu colorir a frente de sua casa.

“Esse jardim é uma inspiração. Com a ajuda da Ana, eu capinei e plantei. Gosto de planta, mas por falta de tempo, não fazia”, afirmou.

As moradoras Rosemar da Silva, 52, e Terezinha Gomes, 80, também aprovaram o jardim. “Não tem como não gostar do que vemos. Essa iniciativa mudou a cara da nossa rua. Antes, dava até medo de passar aqui com tanto mato. Agora, temos orgulho e prazer”, revelou Rosemar.

Matérias Relacionadas