Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Fiéis celebram São Pedro

Comemorações pelo dia do padroeiro dos pescadores seguem em Jurujuba até domingo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de junho de 2017 - 12:30
Cerca de 400 devotos participaram das procissões terrestre e marítima na Praia de Jurujuba
Cerca de 400 devotos participaram das procissões terrestre e marítima na Praia de Jurujuba -

Por Cynthia Fonseca

Para quem pensou que a neblina fosse atrapalhar as homenagens a São Pedro, o sol quente e o céu limpo surpreenderam os cerca de 400 devotos que acompanharam a procissão ao santo, na manhã de ontem, em Jurujuba, Niterói. Não poderia ser diferente: além de padroeiro dos pescadores, São Pedro – também conhecido como “santo porteiro do céu” – é homenageado, há 116 anos, com a tradicional festa em Jurujuba, uma das principais atrações religiosas de Niterói.

Os festejos iniciaram com a alvorada festiva, às 5h, na capela de São Pedro. Às 10h, os fiéis participaram da Santa Missa Campal, celebrado pelo padre Magno Angeli e, na sequência, a procissão seguiu até o cais, onde iniciou a tradicional barqueata, quando mais de 50 barcos seguiram levando a imagem do santo pela Baía de Guanabara.

Decorados com bandeirinhas, fitas e bolas coloridas, os barcos da procissão marítima percorreram as praias de Charitas, São Francisco e Boa Viagem, retornando pela Fortaleza de Santa Cruz.

Pescador desde os 12 anos, Jeferson dos Santos, hoje com 25, participa pela terceira vez da barqueata, guiando o “Mar Vermelho I”. Para ele, é essencial agradecer ao padroeiro pelas boas temporadas de pesca. “A cada ano, a procissão fica melhor e mais especial. Graças a São Pedro, a pesca aqui só tem melhorado, então só temos a agradecer”, contou Jeferson.

Devota de São Pedro desde pequena, a aposentada Dilza Abreu, 79, participa do cortejo em homenagem a São Pedro há mais de 10 anos. Moradora de São Francisco, nem mesmo as dores que sente na perna a impediram de acompanhar a procissão. “O que mais peço a São Pedro é por saúde. Tenho sentido muitas dores na perna, mas não poderia perder essa festa”, disse.

Para a professora Marlene Silva, 32, a manhã de homenagens foi ainda mais especial. “É a primeira vez que trago minha filha para participar. É uma homenagem linda e São Pedro ajudou com esse sol maravilhoso. Estou encantada”, contou.

A festa só termina no domingo, às 10h, com a realização de um comboio formado por integrantes do grupo de motociclistas Falcão Peregrino. Eles irão conduzir a imagem de São Pedro pela orla de Niterói, com saída da Praia de Boa Viagem.

Matérias Relacionadas