Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Tudo pronto para São Pedro

Barco que leva a imagem do santo na procissão marítima recebe decoração e limpeza

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de junho de 2017 - 11:00
Pierre carrega a imagem de São Pedro, há três anos, no barco, que começou a ser preparado ontem
Pierre carrega a imagem de São Pedro, há três anos, no barco, que começou a ser preparado ontem -

Por Marcela Freitas

Há três anos, Pierre dos Santos, de 29 anos, cumpre a mesma rotina na véspera do Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. Ele limpa seu barco na orla da Praia de Jurujuba e o decora em homenagem ao santo de devoção. Mas Pierre não é só devoto. É dele o barco em que a imagem de São Pedro navega na tradicional procissão marítima hoje.

Além da fé, ele carrega a esperança por dias melhores na atividade que sustenta sua família. Pierre conta que, desde que começou a participar da procissão, tem conseguido muitas bênçãos e proteção. Ele, que aprendeu a profissão de pescado com o pai, Antônio das Graças, 64, herdou da mãe, a devoção por São Pedro.

“Dar lugar a São Pedro no meu barco, me deixa muito feliz. Sinto que tenho mais sorte desde que passei a participar da procissão. Não sei bem explicar essa emoção, mas tenho ciência que sou um cara abençoado”, afirmou.

O pescador Adílio Bastos, 62, disse que está ansioso para a procissão. “Essa é a primeira vez que participarei. Vou levar toda a família. Apesar de ser pescador, eu moro em Irajá e lá não tem procissão. Preparei todo o meu barco para essa data”, disse.

Programação – A Festa de São Pedro, em Jurujuba hoje, começa, às 5h, com uma alvorada festiva; seguida de missas, às 6h e 9h. Já às 10h, acontecerão as tradicionais procissões terrestre e marítima. A Procissão Marítima envolve dezenas de barcos das colônias de pescadores e lanchas dos clubes náuticos que passeiam pela orla da Baía da Guanabara, com uma barca levando a imagem de São Pedro.

Às 13h, haverá celebração do terço; às 15h, missa; às 16h, show cultural; às 17h, louvor; às 19h, missa e às 20h, cerimônia do quadro de São Pedro. A festa conta, ainda, com barracas de comidas típicas e shows de samba, sertanejo universitário, forró e pop rock. Entre as atrações estão João Gabriel e os grupos Sambaí e Curtindo a Vida.

Matérias Relacionadas