Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Heitor, o bebê de número

Autoridades de Saúde de São Gonçalo comemoram parto na nova maternidade do Alcântara

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de junho de 2017 - 10:30
A dona de casa Paola Cristina Batista deu a luz a terceira filha e também fez ligadura de trompas
A dona de casa Paola Cristina Batista deu a luz a terceira filha e também fez ligadura de trompas -

Por Marcela Freitas

São Gonçalo inaugurou sua nova maternidade realizando o milésimo parto em menos de dois meses. Heitor, filho de Jamile Cristina Mendonça Costa, 25 anos, nasceu na última quinta-feira às 11h28 da manhã de parto cesariano.

Apesar de ter sido entregue pelo Prefeito José Luiz Nanci, na quinta-feira, após conclusão das obras de adaptação da unidade, a maternidade já estava funcionando desde o início de maio. No último mês, a maternidade Drº Mário Niajar, no Alcântara, realizou 447 partos sendo, 221 normais e 226 cesarianas. A expectativa é que esse mês ultrapasse 600 partos.

Para a dona de casa Jamille, o parto transcorreu com tranqüilidade. “Fui bem recebida pela equipe médica e tive um parto tranquilo e sem dor. Essa é minha segunda cesariana em três anos. Na primeira, eu fiquei com muitas dores, mas nessa estou andando e sem nenhum incomodo. Fiquei surpresa em saber que o Heitor é o milésimo bebê. Ele é um menino bem tranquilo que só reclama quando tem fome”, disse ela, que deve receber alta amanhã.

O mesmo elogio é feito pela dona de casa Paola Cristina Batista, 22, que deu a luz à terceira filha, Luiza. Ela, além do parto, fez a laqueadura das trompas. “Transcorreu tudo com muita tranquilidade. Fui bem recebida por todos e estou aguardando apenas a minha alta. A maternidade está bonita e acolhedora”, afirmou.

A diretora administrativa e de serviços de enfermagem Martha Belleza, contou que a maternidade ganhou Unidade Intensiva (UI) Neonatal com dez leitos, novas enfermarias e serviços.

“Estamos priorizando os partos humanizados e para isso, criamos uma área de pré parto, onde as mulheres podem fazer alguns exercícios para amenizar as dores. Realizamos na cidade, em média, 400 partos por mês, mas com a nova estrutura, a unidade irá dobrar a sua capacidade de atendimento para até 700 partos mensais”, disse.

A unidade conta com sala para parto humanizado, Espaços Cegonha e Mãe Coruja, que integram o Programa de Humanização no Atendimento. Estes espaços contam com quartos com dez leitos.

Matérias Relacionadas